Blog

nome do post Volta da Pampulha - Um pouco de história Escrito por: Seja Integral
26 de Outubro de 2012

No próximo dia 9 de dezembro a Integral estará presente na Volta da Pampulha em Belo Horizonte.
Que tal conhecer um pouco mais dessa prova tão tradicional? Mesmo sem participar em 2012, quem sabe já não começa um planejamento para 2013...


A Volta da Pampulha é disputada desde 1999 e se firmou como a segunda principal prova de rua do calendário brasileiro, atrás apenas da corrida de São Silvestre.
Aliás, a prova acontece no mês de dezembro, sempre 2 ou 3 semanas antes da São Silvestre, não por acaso - os atletas estão no auge de sua performances e é uma prévia do que podem fazer no último dia do ano.
O percurso da Volta da Pampulha é de 17,8 km, mas, diferente da São Silvestre, é praticamente plana, com variação de apenas cerca de 15m de altimetria. Isso possibilita tempos rápidos, porém é verdade que o forte calor também costuma atrapalhar.
A Lagoa da Pampulha é um importante cartão postal de Belo Horizonte. Foi projetada por Oscar Niemeyer durante o período em que Juscelino Kubitschek estava à frente da prefeitura da cidade.
A competição sempre se destacou por uma boa disputa Brasil x Quênia. Os africanos venceram 8 vezes, enquanto o Brasil possui 5 títulos. O problema é que o Brasil não vence desde 2007, quando Franck Caldeira venceu a disputa. Vale lembrar que na primeira edição o vencedor foi nosso eterno Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze em Atenas na maratona.
No feminino o jejum de títulos do Brasil é ainda maior e vem desde 2006, com a vitória de Lucélia Peres. Desde então, só deu Quênia.
Porém, a "verdadeira" Volta da Pampulha acontece para os mais de 13 mil atletas amadores que fazem do percurso um verdadeiro espetáculo de saúde, buscando superar os seus limites e compartilhar a emoção de estar fazendo parte de uma das mais tradicionais competições do país.
Esse ano a Integral estará lá para conferir. E você, vem conosco? Já estabeleceu sua meta de tempo? Quer só cruzar a linha de chegada curtindo o percurso? Ou já deu início ao projeto para o ano que vem?
Conte para nós!

Compartilhe:
Comentários