Fisioterapia e Osteopatia 08 de Dezembro de 2016
Hoje vamos falar de uma das lesões que causa dor de cabeça em muitos corredores, a Tendinite da Pata de Ganso. É um assunto tão importante que já escrevemos em nosso site, mas é preciso ser reforçado, assim você saberá tudo o que precisa para fugir dela!
Definição
A tendinite da Pata de Ganso ou Síndrome Anserina é uma inflamação dos tendões dos músculos que ajudam no movimento de flexão do joelho e influenciam na rotação interna da tíbia, estes são: músculos sartório, grácil e semitendinoso. Os tendões desses músculos são inseridos na mesma região e juntos são denominados Pata de Ganso por causa do formato que apresenta.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado pelas condições clínicas apresentadas e pode ser confundida com uma inflamação da bursa anserina (bursite), já que a essa bursa está localizada próximo a Pata de Ganso (imagem). Nas mulheres as bursas tendem a inchar no período menstrual e podem provocar os sintomas nesse período ou exacerbar a dor pré-existente. A síndrome ocorre com maior incidência em mulheres, indivíduos com sobrepeso, osteoartrite nos joelhos, deformidades em valgo (joelhos para dentro), pé plano e em atletas corredores.
Sintomas
Os sinais e sintomas geralmente são:
- dores na parte de dentro do joelho que podem exacerbar ao subir e descer escadas;
- dor no movimento de flexão do joelho;
- sensibilidade à palpação e
- inchaço.
Causas
Uma das causas da Tendinite da Pata de Ganso é o desequilíbrio muscular dos membros inferiores, que podem provocar uma sobrecarga nas estruturas do joelho e gerar um quadro inflamatório. Na corrida deve-se cuidar para que o joelho não rode para dentro (valgo dinâmico) e que os pés fiquem alinhados, pois esses são algum dos mecanismos que podem gerar essa sobrecarga.
Tratamento
O tratamento é o mesmo para tendinite ou bursite da Pata de Ganso. Deve ser realizado compressas de gelo no local da dor (15 a 20 minutos) e fisioterapia para identificar e tratar as estruturas causadoras da lesão através de avaliações e exercícios.
O que você pode fazer?
Comece procurando a causa junto com um fisioterapeuta, às vezes pode ser em decorrência de uma pisada pronada (para dentro) associada ao valgo dinâmico durante a corrida, ou ainda a associação desses fatores. Após prossiga o tratamento adequado para controlar o processo inflamatório, com aplicações de gelo, alongamentos e em alguns casos aplicação de laser para auxiliar na cicatrização do tecido lesionado. Também é importante:
- manter em dia seus alongamentos;
- faça fortalecimento muscular;
- utilize tênis adequado para a prática da sua modalidade, bem como para seu tipo de pisada;
- siga as orientações do seu treinador e fisioterapeuta.
Lembre-se a orientação é fundamental para prevenir e tratar as lesões!
Referências:
- https://sejaintegral.com.br/tendinite-da-pata-de-ganso/
- KUROMOTO, J. HELFENTEIN, M. A síndrome anserina. Revista Brasileira de Reumatologia 2010;50(3):313-27.