Meia maratona de Floripa - Dicas da Fisio
Escrito por: Seja Integral
12 de Junho de 2015
E então galera, todos animados para a meia maratona de Floripa? Vou dar umas dicas para antes e após a corrida a fim de amenizar os riscos de alguma possível lesão! Então vamos lá!!
Para começar nada de atividades vigorosas ou milaborantes nos dias que se antecede a tão esperada prova, principalmente aos corajosos que enfrentarão os 21k. O hábito de alongamento deve ser mantido nesses dias, especialmente o dos membros inferiores que são os mais exigidos, dê atenção aos grandes grupos musculares, como triceps sural (panturrilha), quadríceps (anterior da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa) e tibial anterior (canela), o ideal é 30 segundos de cada alongamento.

Outra dica válida é a soltura do tendão de aquiles, realizar massagem no sentido látero-lateral até sentir a liberação dos tecidos, um tendão mais flexível proporciona melhor distribuição das cargas durante a corrida e evita que haja alguma lesão grave nos músculos da perna como uma distensão muscular.
Aos corredores que sofrem com canelite o indicado, além de realizar os alongamentos e realizar o tratamento fisioterapêutico, é a aplicação de gelo antes da corrida (40 minutos a 1 hora antes) e logo após o término da mesma. O mesmo vale para quem tem fasceíte plantar, além da garrafa de gelo, o ideal é que realize a soltura da sola dos pés com uma bola de tênis não apenas no dia da corrida, mas os dias que antecedem.
Vale lembrar que chegar cedo não é uma questão apenas de conseguir pegar os kits a tempo da largada, mas de ter um tempo e se preparar com o aquecimento e todo o suporte que a Integral lhes oferece.
Abaixo algumas dicas a serem seguidas no dia com a fisioterapia que estará lá para auxiliá-los no que for preciso:
1. Pré-Evento
Auxilia na fase de aquecimento ao favorecer a circulação sanguínea e reduzir o estresse muscular, além de melhorar a flexibilidade muscular preparando os músculos e os atletas para a melhor performance possível. Deve ser feita 30 minutos antes da competição, dura em torno de 15 minutos e é mais vigorosa para despertar a musculatura.
2. Pós-Evento
Procura atuar na redução dos espasmos musculares, liberar as toxinas decorrentes do metabolismo durante o evento desportivo, acelerar a recuperação muscular e melhorar a nutrição dos tecidos e também diminuir as chances de lesões. É aconselhável que seja realizado até 2 horas após a competição.
3. Tratamento
Realizada quando ocorreu de fato alguma lesão musculoesquelética, aqui utilizam-se outros recursos além da massagem terapêutica. O objetivo é recuperar o atleta para que ele possa voltar aos treinos com saúde e qualidade dos movimentos.
4. Manutenção
O objetivo dessa fase é de manter a boa performance osteomioarticular (ossos, músculos e articulações) diminuindo as chances de uma lesão em um próximo evento esportivo e também durante os treinos. O atendimento é focado no equilíbrio musculoesquelético ao promover a tonificação e flexibilização dos tecidos mais tensionados e bastantes recrutados na prática desportiva.
Os efeitos da massagem terapêutica são graduais e cumulativos, com o tempo, consegue-se reduzir o espasmo muscular, diminuir a rigidez e favorecer a amplitude do movimento, aumentar a flexibilidade muscular e liberar os tecidos. A diferença da massagem relaxante é que a terapêutica, realizada por fisioterapeutas, utiliza diversas técnicas isoladas ou em associação com caráter de tratamento (reabilitação) das lesões. Deve sempre ser realizada por um profissional capacitado, pois uma massagem feita de modo inadequado pode piorar os sintomas, ou ainda, criar novas lesões.
Fisioterapeuta Integral
Kamilla Zomkowski - Crefito1O - 4692 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com | (48) 9914-4841