Lançamento do Programa Gestação Integral
Escrito por: Seja Integral
30 de Agosto de 2014
É com grande alegria que lançamos o Programa Gestação Integral. Nossa ideia é mostrar às pessoas que gravidez não é doença, portanto, a gestante pode realizar tudo o que é preciso para manter a saúde, dentro dos limites pessoais. Para acompanhar esta programação, optamos por compartilhar as recomendações que passamos a uma integralete que, há uma semana, nos revelou estar grávida.

A Luciana deverá completar seis semanas de gestação neste domingo. Como decidiu, com o apoio dos profissionais da saúde - educador físico, nutricionista e fisioterapeuta - que já a acompanhavam antes da gravidez, continuar com uma vida integral neste período tão especial, contaremos a sua experiência com a Vida Integral para vocês, semanalmente.Veja, abaixo, o primeiro relato que a Luciana nos enviou:
Desconfiei que poderia ter engravidado apenas há dez dias, pois esperava que, no primeiro mês sem tomar anticoncepcional oral, meu ciclo menstrual seria irregular e por isso estava demorando para menstruar novamente. Assim, no dia da Maratona da Santa Catarina, apesar de começar a sentir cólicas, corri os 10 km para os quais eu havia me inscrito. O tempo na prova foi um dos meus melhores, tendo ficado em quarto lugar na minha categoria.
Na segunda, terça e quarta-feira, continuei a sentir cólicas, porém a menstruação não 'descia'. Quando percebi, na quarta-feira, meus seios um pouco doloridos e um mal-estar no estômago, pensei que seria conveniente fazer um teste de gravidez. Indo para o trabalho, passei pela farmácia e comprei o teste mais barato que encontrei. Em menos de um minuto o teste mostrou o resultado positivo. Em seguida, liguei pro meu marido e contei a novidade. Do outro lado da linha, ele ria, de alegria e de surpresa, pois jamais esperamos que seria tão rápido.
Antes de contar à família, marcamos consulta com um ginecologista. Esse médico me passou as primeiras informações de um pré-natal, como a necessidade de evitar um ganho de peso maior que o indicado e manter as atividades normais do meu cotidiano, apesar de algum desconforto físico que a gravidez possa gerar.
Por já praticar corrida de rua com a orientação de um treinador habilitado, que possui uma equipe de nutricionista e fisioterapeuta trabalhando consigo, não me preocupei e, ao saberem que eu estava grávida, minha prescrição nutricional e de treinos foi atualizada. Em consulta com a nutricionista especialista em nutrição clínica funcional e esportiva, me senti segura a respeito do que eu devo comer, todos os dias, a cada refeição, para que eu não ganhe peso além do necessário e consiga oferecer todos os nutrientes necessários, na quantidade certa, ao ser que está se desenvolvendo dentro de mim. Alguns suplementos nutricionais foram prescritos pela nutri e contatei a Emporium, farmácia de manipulação de minha confiança. Conversando com a farmacêutica sobre a gravidez, ela providenciou as receitas que a nutri lhe repassou, rapidamente, para que o bebê recebesse o quanto antes, o aporte de nutrientes calculado.
Agora as cólicas passaram e apenas sinto algum enjoo pela manhã, que resolvo rapidinho com as receitas da nutri Amanda. Eu não precisei nem me preocupar em ir atrás de informações na internet porque sei ser a melhor informação aquela que eu recebo especialmente para o meu caso, por profissionais qualificados e que trabalham de forma integrada.
Pelo relato da Luciana pode-se perceber que não fizemos nenhuma mudança radical em seu acompanhamento. A gestante precisa manter a atividade física regular, pois isso mantém o metabolismo funcionando adequadamente - o que previne, por exemplo, o diabetes gestacional e a prá-eclâmpsia -, aumenta a disposição e melhora a resistência e força musculares - o que prepara o corpo para um parto tranquilo. O bebê também se beneficia da prática de exercícios físicos pela gestante, uma vez que ela contribui para que ele nasça com um peso saudável e boa saúde cardíaca. Dessa forma, nada de "licença" da corrida durante a gestação!
Enquanto o exercício físico, como a corrida de rua, é fundamental para prevenir doenças, tanto na vida rotineira, quanto na gravidez, a nutrição adequada da mãe torna-se crucial no desenvolvimento saudável do feto. Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento por um nutricionista especialista - Amanda, e a aquisição de alguns produtos elaborados com rigoroso controle de qualidade, com matéria-prima de origem conhecida, como os da Emporium - farmácia de manipulação.
Nossa Grávida Integral ainda fará acompanhamento semanal com a Fisioterapeuta Integral, Priscilla. Nas sessões a Luciana fará sessões de RPG, o que ajudará bastante nas alterações posturais que irá sofrer devido ao aumento da barriga. O que evitará diversas dores.
Além dos serviços prestados pelos profissionais da Integral, a Emporium Farmácia de Manipulação é parceira deste projeto. Caso você queira participar também, contate-nos!
Aguarde mais notícias dessa gestação Integral!