Blog

nome do post Estômago: suas funções, necessidades e tratamentos Escrito por:
Fisioterapia e Osteopatia 08 de Julho de 2019

Hoje a Osteopata Deise Oliveira veio falar de um problema comum em muitas pessoas, que é o de estômago e apresentar as relações que esse órgão tem, bem como tratamos ele poor meio da osteopatia.

Disfunções no estômago podem aparecer com diferentes implicações, como: azia, gastrite, refluxo, eructações (arrotos), gases abdominais, dor abdominal e ou torácica, dor de cabeça, entre outros.

Trata-se de um órgão com diversas relações anatômicas importantíssimas. Só de ligamentos e continuidade fascial o estômago apresenta relação na visão superior com o diafragma, a direita com o fígado, inferior com o cólon transverso e posterior/póstero lateral com o baço, pâncreas, aorta e vasos.

Quando há aderências que fixam o estômago à estas estruturas sejam superiores ou inferiores com uma ptose (queda) há um desequilíbrio na fisiologia deste órgão, acarretando o estiramento de fibras colinérgicas com consequente produção de ácido clorídrico; este aumento de acidez por sua vez pode ocasionar gastrite ou úlcera.

Além disto a inervação autônoma do estômago parte vem da torácica entre a quinta e a nona vértebra torácica (Simpático) e a outra parte vem através do nervo vago que emerge do crânio (parassimpático), logo disfunções na coluna podem sim interferir no funcionamento deste órgão e vice e versa.

O refluxo e a hérnia de hiato ocorrem muitas vezes pelo desequilíbrio nestes tecidos citados. A passagem do esôfago pelo diafragma é nomeado como hiato esofágico, logo após esta passagem o esôfago continua-se no estômago, pense que este hiato caso tenha alguma tensão que altere a função do tecido abrindo mais de um lado do que de outro, favorece que o estômago suba causando uma hérnia de hiato, assim como o aumento de pressão abdominal pode ser também uma causa, assim como do refluxo.

O corpo humano é uma unidade na qual uma alteração em qualquer tecido pode sim interferir em outro a distância, seja pelas relações ligamentares, musculares, vasculares, viscerais ou neurais. Existem técnicas específicas para restaurar a função do estômago e o demais tecidos envolvidos.

Busque sempre tratar a causa. Procure a prevenção além do tratamento!

Entre em contato com a Deise e tire suas dúvidas: (48) 99803-6800

Compartilhe:
Comentários