CORRIDA NA ESTEIRA X RUA
Escrito por: Seja Integral
02 de Janeiro de 2011
02 de Janeiro de 2011
Freqüentemente surgem algumas dúvidas sobre a corrida na rua ou na esteira, relacionadas às
vantagens e as diferenças de cada uma, e é sobre isso que vamos tratar no assunto de hoje.
Apesar do movimento similar, na corrida em esteira os amortecedores diminuem drasticamente o impacto, sendo recomendado para quem está muito acima do peso ou se recuperando de uma lesão. Os trabalhos em piso duro exigem muito mais dos músculos e articulações, o que é ótimo para quem participa de provas e está bem preparado, mas é preciso cuidado e muita orientação para quem ainda não está em forma.
Uma das vantagens da esteira é o fato de estar em local fechado, onde a variação climática não interfere na corrida, mas geralmente se torna muito chato e monótono, perdendo para a corrida externa, onde as mudanças de ambiente são motivadoras e prazerosas.
Mas atenção! Correr nesses equipamentos, exige alguns cuidados tais como ao parar, não descer imediatamente quando terminar o exercício. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento reduzindo o impacto em até 30% faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto, trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tonteira momentânea sem maiores complicações.
É bom lembrar que para os corredores que participam de provas ela deve ser usada como opção de treinamento. Todas essas vantagens podem viciar deixando o indivíduo menos atento quando voltar para a rua. Ao ar livre, as irregularidades do piso desenvolvem um mecanismo reflexo contra as torções o que não ocorre nas esteiras.
Portanto, o ideal, é que se você quer começar a correr ou já corre há algum tempo, procure um profissional da educação física para fazer as devidas orientações e planejamento do seu treino. Assim você obterá melhores resultados e evitará possíveis lesões.
Fonte: partes do texo foram retiradas do site: www.corpoemfoco.com.br
Comentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook