Fisioterapia e Osteopatia 25 de Abril de 2023
Você já correu e sentiu uma dor na canela como se o osso estivesse rachado? A canelite é uma síndrome que pode acometer qualquer pessoa, no entanto ela é mais comum em corredores, confira o texto abaixo e veja mais sobre os sintomas e tratamento.
É definida como dor na região da canela. É muito comum entre atletas, principalmente corredores. É um processo inflamatório no periósteo, membrana que envolve o osso.
É causada pelo estresse repetitivo, aumento do volume/intensidade da carga, excedendo a capacidade do atleta, durante os treinamentos e por atividades de impacto.
As lesões por estresse representam um espectro de lesões que vão desde a periostite, causada pela inflamação do periósteo, até uma fratura por estresse.
Fraturas por estresse, são mais comuns em corredores. Essas fraturas são o resultado de carga cíclica anormal sobre o osso normal, levando à reabsorção cortical local e fratura.
O tratamento mais indicado, segundo evidências, é a fisioterapia, que tem como objetivo a diminuição da dor e dos desequilíbrios biomecânicos e, também, devem ser realizados ajustes nos programas de treinamento, que variam de acordo com cada indivíduo.
Mas devemos lembrar que a prevenção é o tratamento de primeira linha, além de ajudar a diminuir as chances da lesão se agravar, contribui para a longevidade dos corredores!
Sentiu dor? Marque sua avaliação com a nossa Fisioterapeuta Taliny clicando aqui ela proporcionará a melhor prevenção e tratamento para você!
Escrito Por: Aliny Tonini
Fisioterapeuta