Blog

nome do post Ansiedade: sinais, sintomas e como a psicoterapia pode te ajudar Escrito por:
Psicologia 17 de Abril de 2023

Você sente medo ou tensão vindo daquilo que é desconhecido? Pode ser ansiedade, confira o  texto para saber quais os sintomas da ansiedade, como ela se forma, e o mais importante, como a nossa psicoterapeuta  pode te ajudar e os benefícios ao longo prazo da psicoterapia.

O que é Ansiedade?

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo e apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação do perigo, algo desconhecido ou estranho.

É natural termos ansiedade desde a infância, sentimento comum que todos nós experimentamos em algum momento da vida, porém, quando ela passa a ser exagerada ou desproporcional em relação a algum estímulo (algo) e interfere no conforto emocional e na qualidade de vida, este sentimento passa a ser patológico.

Assim, quando os sintomas ansiosos persistem e afetam amplamente o comportamento do paciente nas mais diversas situações cotidianas, o diagnóstico é caracterizado por Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Quais os sintomas do TAG?

Você pode se sentir cansado, com medo, descontável ou aflito, os sintomas podem variar ao longo da vida e incluem:

-Sintomas de tensão motora, como tremores, incapacidade para relaxar, fadiga e cefaleia;

-Sintomas de hiperatividade autonômica, como palpitação, sudorese, tontura, ondas de frio e calor, falta de ar;

-Irritabilidade e dificuldade de concentração;

-Mudança de humor como pensamentos e expectativa apreensiva com pensamentos negativos.

A pessoa que é diagnosticada com transtorno de ansiedade, na maioria das vezes, pode ter outra doença mental relacionada, dois a cada cinco pacientes em tratamento da ansiedade, têm o diagnóstico de um outro transtorno.

Por que devo fazer psicoterapia para ansiedade?

Para aprender a identificar e acabar com padrões negativos de pensamento, como a baixa autoestima, aumentar o autoconhecimento, ressignificar momentos adversos e tratar possíveis transtornos que prejudicam a saúde mental.

O novo, neste caso fazer psicoterapia, pode causar resistência e receio inicial, mas é necessário entender que a ajuda profissional contribuirá para mudanças pertinente da vida. Por isto, é relevante desconsiderar estereótipos culturais e preconceitos sobre o atendimento psicológico e ter determinação e coragem para iniciar seu processo de mudança com ajuda profissional.

Viver depende de suas escolhas! Escolher fazer psicoterapia pode te ajudar a sentir-se mais seguro e feliz, ter melhor aceitação de si mesmo e das outras pessoas.

Venha se conhecer, agende uma sessão e experiencie novas possibilidades!

Benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo da Psicoterapia:

  • Melhorias nas habilidades sociais, comunicação e resolução de problemas.
  • Aumento da autoestima, autoaceitação e autoconfiança.
  • Melhora do humor, redução dos sintomas depressivos e ansiosos.
  • Maior capacidade de lidar com o estresse.
  • Melhor qualidade de vida e bem-estar geral.
  • Desenvolvimento de habilidades para lidar com situações difíceis e superar traumas.
  • Maior consciência de si mesmo e suas relações com os outros.
  • Aumento da capacidade de compreender e expressar sentimentos.

Como melhorar sua ansiedade?

A ansiedade pode ser muito desconfortável e interferir em nossa capacidade de viver a vida plenamente, felizmente existem formas de lidar com os sintomas:

1)Primeiro, reconheça e aceite que você está ansioso.

2)Identifique o que está causando a ansiedade, isso pode ajudar a encontrar maneiras de lidar com ela.

3)Praticar exercícios físicos regularmente, a atividade física ajuda a liberar endorfina, hormônio da felicidade, e a relaxar.

4)Respirar profundamente quando sentir a ansiedade aumentar. Inspire e quando expirar perceba seu diafragma esvaziar o ar, isso ajuda a relaxar.

5)Evitar o consumo de cafeína e álcool, essas substâncias podem piorar os sintomas da ansiedade.

6)Experimente técnicas de relaxamento como mindfulness, yoga, tai chi, meditação e outras técnicas que podem ajudar a controlar os sintomas da ansiedade.

7)Mude sua perspectiva na forma de ver e resolver as coisas, não se concentre nos resultados negativos. Seja otimista! Pense em tudo que você pode agradecer ou aprender com a situação.

8)Pratique atividades que você gosta como ler um livro, tocar um instrumento, jogar um jogo, ir ao cinema, a praia, andar de bike, as atividades prazerosas ajudam a relaxar e distrair.

9)Adote um estilo de vida saudável com consumo alimentação, dormir bem e gerenciamento do estresse.

10)Procure ajuda profissional, se a ansiedade estiver se tornando um problema: a psicoterapia te auxiliará com o autoconhecimento e consequentemente controle da ansiedade e qualidade de vida para mudanças de hábitos e comportamentos.

A ansiedade acomete idosos?

Sim, o indivíduo é concomitantemente produtor e produto de uma sociedade e de sua cultura.

Envelhecer é um acontecimento natural que compõe o desenvolvimento normal e integral de qualquer pessoa, faz parte do processo dinâmico da vida, na qual o indivíduo se modifica devido ao processo biológico universal.

No Brasil, país em desenvolvimento, a velhice é iniciada aos 60 anos, após as fases da infância, adolescência, adultez e as pessoas que entram nesta fase são referenciada com diversos termos: “Idoso”, “Sênior”, “ Melhor idade”, “60+”, “Terceira idade”.

Mas, independentemente da nomenclatura, é necessário estar atento as muitas transformações psicológicas, físicas e sociais que esta fase é marcada. O que demanda consciência destas mudanças para evitar o adoecimento precoce, pois muitas pessoas tendem a se desligar de suas obrigações e de seus papéis sociais e profissionais, aumentando a probabilidade vivenciar emoções negativas.

O surgimento do transtorno de ansiedade nesta fase está relacionado às limitações vivenciadas na velhice e, na maioria das vezes, interpretadas como ameaçadoras. Frequentemente esta ansiedade vem associada ao transtorno depressivo e a doenças físicas, com necessidade de avaliação profissional para analisar os impactos na vida.

O transtorno de ansiedade no idoso apresenta os sintomas já citados, insônia, tensão, angústia, irritabilidade, dificuldade de concentração, bem como sintomas físicos como taquicardia, tontura, cefaleia, dores musculares, formigamento, suor.

Diante deste contexto, é essencial incentivar os idosos a adotar uma postura mais ativa, com atividades físicas, sociais e de lazer. A autonomia e independência também proporcionam motivação e sentimentos mais positivos para o idoso encarar de forma mais natural esse processo dinâmico de sua vida, considerando não haver debilidade grave em relação à saúde ou necessidades financeiras.

A psicoterapia pode contribuir as pessoas compreender as estas mudanças por meio de autoconhecimento e ampliar as percepções para visualizar novas possibilidades de viver a vida. O apoio profissional, é sempre a melhor escolha!

Identificou algum sinal ou sintoma da ansiedade em você? Agende agora horário com nossa psicoterapeuta clicando aqui 

Escrito por: Morgana Siqueira da Silva

Psicoterapeuta

 

Compartilhe:
Comentários