Blog

nome do post Água e o exercício físico Escrito por: Seja Integral
21 de Abril de 2015

No último sábado (18), a Integral realizou a avaliação de perda hídrica dos integrais. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2009), as recomendações de quantidade e frequência de consumo de água variam conforme o tipo de atividade e de fatores individuais, como condicionamento físico, idade, modalidade praticada, estresse ambiental, entre outros. Final da Avaliação de Perda Hídrica O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho físico, com riscos para a saúde. Esses efeitos podem ocorrer mesmo que a desidratação seja leve ou moderada, com até 2% de perda do peso corporal, agravando-se à medida que ela se acentua.

  • Com 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em até 0,4°C para cada percentual subsequente de desidratação;
  • Em torno de 3%, há redução importante do desempenho;
  • com 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica;
  • A partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.

Ou seja, se um atleta de 80 kg, perder peso de 1,6kg durante uma corrida ele terá prejuízo no desempenho e na saúde.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS ABAIXO

Fadiga, perda de apetite e sede, prejuízo da performance cognitiva, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, dor de cabeça, redução na taxa de sudorese, oligúria (pouca produção de urina), e aumento da concentração urinária (urina mais concentrada), são sinais de desidratação leve a moderada. Quando grave, ocorre dificuldade para engolir, perda de equilíbrio, a pele se apresenta seca e murcha, olhos afundados e visão fosca, disúria (dificuldade de urinar), pele dormente, delírio e espasmos musculares.

Por isso, TOME ÁGUA!

A necessidade de água que você deve ingerir diariamente, gira em torno de 30 a 40 ml/kg de peso. Saber a quantidade de água que deve ser ingerido antes e durante o treino é importante para evitar estresse físico, queda de rendimento, redução da pressão arterial, aumento da temperatura corporal, cãimbras, náusea e vômitos, redução dos componentes cognitivos, redução da motivação do treino, ufa! Bastante coisa para evitar só ingerindo ÁGUA. 

Deixe que ela seja sua companhia diária. Esteja sempre bebendo água.

Se você consegue tomar 2 litros de refrigerante e não consegue 2 litros de água, tem alguma coisa errada, certo?

Bruna Mendes Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-Graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva - IPGS CRN10 - 4559

HERNANDEZ, Arnaldo José; NAHAS, Ricardo Munir. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde; Dietary changes, water replacement, food supplements and drugs: evidence of ergogenic action and potential health risks. Rev. bras. med. esporte, v. 15, n. 3, supl. 0, p. 3-12, 2009. RODRIGUEZ, Nancy R. et al. Position of the American dietetic association, dietitians of Canada, and the American college of sports medicine: nutrition and athletic performance. Journal of the American Dietetic Association, v. 109, n. 3, p. 509-527, 2009.

Compartilhe:
Comentários