Você sente dor?
Escrito por: Seja Integral
12 de Fevereiro de 2014
Isso é um sinal do seu corpo indicando que há algo errado. Preste atenção!
Entenda um pouco mais sobre a dor e como seu corpo se comunica com você:
A dor é parte integrante da vida, e aparece associada a doenças, a processos inflamatórios, a acidentes e a procedimentos médicos ou cirúrgicos e, embora tão desagradável e estressante, é essencial para a sobrevivência porque exerce função PROTETORA ao organismo.

Ela pode ser classificada como AGUDA cuja função é estritamente a proteção e defesa do organismo e se extingue com a interrupção do estímulo doloroso ou com a cicatrização da lesão.
Por isso, caso você sinta dor o ideal é realizar o diagnóstico e o tratamento o mais rápido mais rápido possível, para que todas as funções sejam reestabelecidas. Porém, muito comumente as dores são negligenciadas, tanto pelas pessoas como por profissionais, o que pode gerar sua cronificação.
A dor CRÔNICA é aquela que se estende por mais de 3 a 6 meses e não representa a função biológica de alerta, atuando como agente estressante ao organismo. A dor crônica está altamente relacionada à diminuição da capacidade funcional e às alterações emocionais que influenciam a vida das pessoas como depressão e ansiedade.
Preste atenção no seu corpo e caso sinta dor tente solucionar o problema o mais rápido possível e evite maiores consequências!
Caso tenha dúvidas entre em contato com a Fisioterapeuta Integral Priscilla: (48) 8402-2532 | prifisio@culturadacorrida.com.
Referências Bibliográficas:
INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE STUDY OF PAIN - IASP Classification of chronic pain. Pain. v. S3, p.S1-S226, 1986.
CARVALHO, M.M.M.J. de (Ed.)
Dor: um estudo multidisciplinar. São Paulo: Summus, 1999.
ELLIOTT, A. M. et al. The epidemiology of chronic pain in the community. Lancet, v. 354, n. 9186, p. 1248-1252, Oct 9 1999.
BLACKBURN-MUNRO, G.; BLACKBURN-MUNRO, R. E. Chronic Pain, Chronic Stress and Depression: Coincidende or Consequence? Kournal de Neuroendocrinology, v. 13, p. 1009-1023, 2001.
KAPLAN, R.M.; ACHMIDT, S.M.; CORONAN, T.A. Quality of well being in patients with fibromyalgia. Journal of Reumatology., v. 27, n. 3, p. 785-9, 2000.