11 de Fevereiro de 2014
Muitos sabem que nosso corpo é composto principalmente por água, mas você sabe exatamente quanto? Pois bem. Em torno de 2/3 do nosso peso corporal é apenas água. Isso mesmo, 2/3! Logo, você já pode perceber como nosso organismo depende de líquido para funcionar direitinho.
Quando transpiramos, não eliminamos apenas água, mas também alguns componentes chamados de eletrólitos, como sódio e potássio. Eles são fundamentais para o equilíbrio de processos celulares, como a entrada e saída de água na célula, e, também, para manter o sangue em uma concentração ideal. A perda de água e eletrólitos pode causar a desidratação, sendo alguns dos sintomas: tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, câimbra, aumento da temperatura corporal, sede, redução do apetite e fadiga.
Os exercícios físicos contribuem para desidratarmos, especialmente quando praticados em dias quentes, pois precisamos regular a temperatura do organismo e a maneira mais eficaz de realizar tal mecanismo é a transpiração e a evaporação do suor. E o grau de desidratação decorrente do exercício pode variar de acordo com vários fatores, dentre eles a duração e a intensidade da prática esportiva. Assim, para hidratar o corpo e evitar os efeitos indesejáveis advindos da desidratação, o que irá prejudicar o seu desempenho, é fundamental considerar tais aspectos na elaboração de uma estratégia de sucesso.
SUGESTÃO DE ESTRATÉGIA
PRÉ
- Beber entre 250 e 500 mL de água 2 horas antes.
DURANTE
- Beber entre 125 e 250 mL de líquido a cada 15 minutos, conforme o esquema abaixo:
- Se duração ≤ 60 minutos e intensidade leve: água ou água de coco podem ser suficientes;
- Se duração ≤ 60 minutos e intensidade moderada a alta OU duração ≥ 60 minutos: repositores hidroeletrolíticos; água de coco associada à cápsulas/sachês de eletrólitos e módulo de carboidrato.
PÓS
- A cada 500 g de peso perdido na balança, deve-se consumir 500 mL de água de coco, sucos naturais ou repositor hidroeletrolítico. Pode associar cápsulas/sachês de eletrólitos e alimentos fontes de carboidrato (carbo em gel ou frutas secas, por ex.) com estes líquidos.