Blog

nome do post Pentáculo do bem-estar – Comportamento Preventivo Escrito por: Seja Integral
09 de Maio de 2016

Já falamos sobre o pilar atividade física e hoje vamos falar sobre mais um pilar muito importante do pentáculo do bem-estar, o comportamento preventivo.

Falar de comportamentos relacionados à saúde, sem incluir elementos fundamentais na vida contemporânea, é impossível. O pilar de comportamento preventivo está relacionado a atitudes simples do seu cotidiano, seja no seu trabalho, na sua casa, no momento em que você está se deslocando de carro e até mesmo no seu relacionamento. Citaremos aqui alguns comportamentos preventivos que você pode adotar para melhorar a sua qualidade de vida.
  • Usar cinto de segurança, dirigir de forma defensiva, respeitando as leis de trânsito e, principalmente, não beber e dirigir previne acidentes, muitas vezes, graves.
  • Usar de protetor solar para evitar a exposição exagerada ao sol, principalmente entre às 10h e 16h, evitando o câncer de pele e o envelhecimento.
  • Usar preservativos em relações sexuais, principalmente em casos de múltiplos parceiros, evitando diversas DST.
  • Observar os princípios ergonômicos, ou seja, cuidar com a sua postura, dos móveis utilizados (se eles permitem que você mantenha uma boa postura) e dar intervalos e variações em tarefas repetidas diminuem os riscos de LER (lesões por esforços repetitivos) que podem impossibilitar ou dificultar a execução do seu trabalho e atrapalhar a sua qualidade de vida.
  • Usar equipamentos de segurança no trabalho, evitando acidentes graves.
  • Não fumar, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e câncer.
  • Não beber ou ingerir moderadamente bebidas alcoólicas, diminuindo o risco de doenças hepáticas, câncer e evitando problemas sociais e comportamentais.
  • Não usar drogas.
Estes são alguns comportamentos preventivos que você pode adotar para adquirir uma melhor qualidade de vida. Se você tem outros comportamentos preventivos que não foram citados, comente e nos conte quais são seus comportamentos preventivos. Fique ligado nas próximas semanas em que falaremos sobre os outros pilares do pentáculo e ensinaremos você a preencher o seu próprio pentáculo do bem-estar. Caso já queira preencher o seu, clique aqui!
Escrito por Lucas Rufino
Referências:
NAHAS, M. V. O pentáculo do bem-estar - base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v.5, n.2, 2000.

Compartilhe:
Comentários