31 de Março de 2015
Oi Integrais!!
Hoje vamos falar um pouco sobre a saúde e as escolhas alimentares.
Sabemos que nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. Há alguns anos o refrigerante era consumido apenas em festas e aniversários, não é mesmo? Algumas pessoas comemoravam o aniversário com os amigos comendo fast-food. Hoje as pessoas comem rotineiramente com esses alimentos.
O Brasil e o mundo vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.
A nutricionista da Integral, Bruna Mendes, deixa disponível no site O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. Ele traz uma série de reflexões sobre a alimentação, É muito mais que ingestão de nutrientes, apresenta recomendações gerais que orientam a escolha de alimentos para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada e, ao mesmo tempo, promotora de sistemas alimentares socialmente e ambientalmente sustentáveis.
Mostra as diferenças entre: Alimentos in natura e minimamente processados X alimentos processados ou ultraprocessados.
Quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio que os produtores da agroecologia familiar receberão e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.