Terapias Integrativas Complementares 16 de Agosto de 2022
Na Integral, o atendimento de naturologia, realizado pelo Lucas Grisotto, trata a saúde como um todo, como uma terapia integrativa, e, para este fim, são utilizados alguns recursos terapêuticos. Neste post vamos abordar quais práticas são utilizadas e quais seus benefícios para a sua saúde.
Aromaterapia
O uso de Óleos Essenciais seja por inalação ou uso tópico pode auxiliar em inúmeros sintomas como dor, náuseas, bem-estar, depressão, estresse, insônia, problemas respiratórios, demência e oncologia. Quando ocorre a inalação de óleos essenciais, são ativados inúmeros sistemas nervosos que produzem uma sensação de bem-estar e analgesia, bem como mudanças na pressão sanguínea, frequência cardíaca, tensão muscular, temperatura corporal e fluxo sanguíneo. (FARRAR; FARRAR 2020)
Arteterapia
A arteterapia possibilita uma expressão livre que geralmente não passa pelo crivo do controle egóico. Ao se observar uma criação, podemos desvendar mais sobre as questões internas e simbólicas. Ocorre a amplificação de processos buscando maior compreensão de símbolos para o interagente. A arte pode abrir portas para explorar de outros ângulos algo desafiador, e assim propiciar novos insights sobre a produção simbólica, auxiliando no processo terapêutico. (PHILIPPINI, 2020)
Fitoterapia
As plantas medicinais contêm inúmeras propriedades atuantes na saúde humana. Por meio do uso atento, cauteloso e responsável é feito um convite a sentir e se relacionar com o estímulo que a planta promove. A prática de uso de plantas para cuidar da saúde é intercultural e observada em todos os povos da terra. O importante na visão integrativa é desenvolver com consciência uma relação com seu uso, aos poucos e observando os efeitos. (SANTOS, 2011)
Geoterapia
O uso da argila medicinal na prática clínica promove alívio de quadros de dor e inflamação, mas também de desintoxicação, revitalização e inclusive ações mais sutis (MEDEIROS, 2013). Segundo a linha de Medeiros, a argila é utilizada para suscitar uma transformação para além do físico. O uso desse recurso desse elemento da terra tem efeitos profundos que devem ser amparados dentro do processo terapêutico de autoconhecimento e promoção de saúde.
Hidroterapia
O uso de água na terapia natural está presente em muitas práticas. A água em temperatura quente ou fria provoca mudanças em sistemas do corpo de acordo com o objetivo terapêutico. (MOOVENTHAN; NIVETHITHA 2014). Podem ser realizados vaporizações, compressas, escalda-pés, banhos alternados. A água ajuda a liberar, amolecer, abrir. Assim como está presente no choro e no nascimento, a água traz à terapia um convite à renovação, ao fluir para um novo momento.
Massoterapia
A massagem é muito popular. Dentro do contexto da naturologia ela é utilizada como recurso seja algo mais tradicional como gerar relaxamento, ânimo ou o que quer que esteja ligado ao processo de saúde no momento. O toque pode ser transformador, algo tão básico na vida, desde o ventre materno (MONTAGU, 1988). Através da pele pode ser direcionado um estímulo para auxiliar no contexto da terapia integrativa.
Ventosaterapia
A ventosaterapia moderna advém da medicina chinesa com o intuito de mobilizar partes do corpo com uma visão multidimensional da saúde. Dentro da naturologia, se aplicam as ventosas para gerar equilíbrio e vitalidade nos órgãos internos segundo a visão chinesa, bem como para estimular a circulação sanguínea, eliminação de toxinas, e oxigenação celular para além da pele. (OLIVEIRA, SILVA, PEREIRA, 2018)
Vale lembrar que essas práticas servem ao processo terapêutico como um todo. Elas não estão disponibilizadas de forma avulsa, e sim como recursos dentro da terapia da naturologia.
Referências
FARRAR, A J.; FARRAR, F C. 2020. "Clinical aromatherapy." Nursing Clinics 55.4 (2020): 489-504.
MEDEIROS, G. M. S., 2013. “O poder da argila medicinal: princípios teóricos, procedimentos terapêuticos e relatos de experiências clínicas.” Blumenau: Nova Letra.
MONTAGU, A., 1988. Tocar: o significado humano da pele (Vol. 34). Grupo Editorial Summus.
MOOVENTHAN, A. and NIVETHITHA, L., 2014. Scientific evidence-based effects of hydrotherapy on various systems of the body. North American journal of medical sciences, 6(5), p.199.
OLIVEIRA, M.A.R., SILVA, A.P. and PEREIRA, L.P., 2018. Ventosaterapia: revisão de literatura. Revista Saúde em Foco, 10(1), pp.151-154.
PHILIPPINI, Angela. 2020. Linguagens e materiais expressivos em arteterapia. Rio de Janeiro: Wak.
SANTOS, R L., et al. 2011. "Análise sobre a fitoterapia como prática integrativa no Sistema Único de Saúde." Revista brasileira de plantas medicinais 13 (2011): 486-491.