Blog

nome do post Parto normal, ter ou não ter? Escrito por: Seja Integral
10 de Julho de 2015

Hoje as fisios da Integral irão falar sobre um tema que aflige a maioria das mulheres quando descobrem a gravidez: parto normal ou cesárea?

Nessa semana entrou em vigor a nova regra da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para estimular a realização do parto normal. No Brasil, há um alto índice de cesáreas sendo realizadas por planos de saúde: 84,6%. No SUS esse número é um pouco menor, 40 %. Esse alto índice está relacionado com o medo que as mulheres sentem só em pensar no parto normal, devido a dor e a preocupação de que a musculatura ficara flácida e não retornara ao normal. Mas vocês sabiam que a fisioterapia pode auxiliar, e muito, na preparação do corpo da mulher para seguir com uma gestação saudável e para um parto normal sem complicações e com menos ansiedade?

gravidaginastica1

É possível preparar os músculos do assoalho pélvico, o períneo, que é aquela musculatura que sustenta todo o peso dos órgãos pélvicos, e na gestação ainda sustenta o peso extra do bebê, realizando exercícios de fortalecimento, de alongamento e de relaxamento dessa musculatura, melhorando sua tonicidade para a hora da expulsão do bebê, sem o risco de ocorrência de laceração, e para prevenir futuras incontinências urinária e fecal, além de favorecer a melhora atividade sexual. A FISIOTERAPIA TAMBÉM AUXILIA A GESTANTE:
  • Ensinando a respirar durante o parto;
  • Com exercícios que podem ser feitos durante esse momento e que aceleram o trabalho de parto, diminuindo bastante as horas de espera e dor;
  • Tratando as alterações posturais e as dores que surgem em decorrência da gravidez;
VANTAGENS DO PARTO NORMAL:
  • Recuperação mais rápida;
  • Menor tempo de internação hospitalar;
  • Menor risco de infecção da mãe;
  • Favorecimento da produção do leite materno;
  • Maior facilidade para o bebe respirar;
  • Diminuição da quantidade de recém-nascidos prematuros.
Por todos esses motivos é necessário que a mulher se prepare para ter um bebê, principalmente de parto normal, iniciando com o trabalho preventivo, até a recuperação após o parto, que será muito mais tranquilo dessa forma. Ainda vale lembrar que as gestantes podem e devem praticar atividade física durante a gravidez, mas sempre com profissionais capacitados para isso. Contato:  Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F Kamilla Zomkowski CREFITO 10 4692 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com

Compartilhe:
Comentários