Blog

nome do post O que é a Naturologia? Escrito por:
Terapias Integrativas Complementares 20 de Julho de 2022

Naturologia é uma abordagem terapêutica multidimensional. Surgiu fluidamente no final dos anos 1990 no sul do Brasil, com influências decorrentes da união de culturas de cura do oriente e ocidente. Essa profissão surge como uma resposta a um modelo de cuidar de saúde inflexível, mecânico e excessivamente especializado. Nas últimas décadas, a naturologia vem se consolidando no Brasil como uma maneira complementar de cuidar da saúde, uma proposta que considera a saúde como um todo holístico.

São diversos os terapeutas que lidam com a saúde de maneira integral, e geralmente há uma grande mistura entre saúde e espiritualidade. Justamente por espiritualidade ser um assunto tão efêmero e intangível ela é sujeita a diversas interpretações. Todavia, a formação de graduação de ensino superior de naturologia desenvolve um olhar qualificado e sóbrio sobre esses fenômenos, baseado nas ciências humanas, biológicas e sociais. Existem múltiplas maneiras de atuar com naturologia, e a relação terapêutica abre caminhos para o cuidar da própria saúde com mais propriedade. Por isso é fundamental prezar pelo atendimento adequado e profissional, pelo bom embasamento teórico-prático, com supervisão e atualizações, pelo zelo pela abordagem ética, honesta e aberta para questionamentos.

Além de ser embasada em variadas áreas de ciência acadêmica, a naturologia também dialoga com inúmeras visões de saúde – ocidental, naturopática, chinesa, indiana, africana, indígena. E o elemento central, aquilo que conversa entre elas, é a saúde humana - seu lugar na família, na cultura, suas crenças, seu estágio de vida, seus padrões e hábitos.

Como é o atendimento?

O atendimento realizado na Integral com terapia integrativa de abordagem naturológica. A partir da visão multidimensional do ser humano e do entendimento da saúde de forma integral, vamos nos conhecendo, conversando, sentindo, percebendo e cultivando novos hábitos de acordo com o que faz sentido.

Podemos experimentar práticas naturais como aromaterapia, geoterapia, fitoterapia e hidroterapia para proporcionar diferentes estados físicos corporais e mentais, emocionais. Ao interagir com elementos da natureza é possível descobrir mais sobre si. Utilizar os sentidos – audição, olfato, paladar, visão, tato não só abre as portas para o mundo exterior, mas também para a própria percepção. Essas vivências com sensações e reflexões podem te ajudar a estabelecer novos padrões de ser e estar no mundo em consonância com aquilo que é importante para você.

Podemos fazer uso de recursos expressivos como artes plásticas, desenhos, pinturas, colagens, esculturas para desvendar mais sobre a sua disposição atual. A criatividade e espontaneidade permitem entrar em contato com memórias, emoções, pensamentos.

E quanto às práticas corporais de massoterapia e ventosaterapia, utilizamo-las estrategicamente no processo terapêutico. Seja para aliviar alguma dor, melhorar a circulação, relaxar ou energizar, são muitas as técnicas disponíveis para movimentar o corpo e seus sistemas – e de maneira conjunta, a mente. Com essas experiências vamos observar e reconhecer o que é gerado, o que vale refletir, o que vale mudar, e efetivamente praticar a mudança de padrões se esse for o caso.

Justamente, deve-se prezar por cada pessoa com sua subjetividade única no processo terapêutico. É a partir da queixa principal, do motivo que faz alguém procurar a terapia integrativa que nós vamos trilhando, encarando objetivos, desafios, problemas e tendo superações, aprendizados e uma oportunidade de estabelecer novos pensamentos, atitudes e hábitos saudáveis.

Com responsabilidade, comprometimento com a academia, o estudo e a classe, o atendimento tem como fundamento a ética. A missão com esse atendimento com naturologia é de restauração de saúde por meio de terapia integrativa, com mudança de estilo de vida, de padrões. Os valores que guiam minha prática são: humildade, empatia, justiça, bondade, esperança, fé em Deus, sabedoria e excelência.

Por que fazer terapia integrativa naturológica?

Se você quiser cuidar da sua saúde como um todo, sem separar partes, a terapia integrativa pode ser para você.

  • A terapia integrativa de abordagem naturológica que eu pratico é para quem sente que precisa de uma mudança. Pode ser que você tenha se adaptado, habituado a viver de certas maneiras, com padrões que não geram vitalidade e prejudicam seu bem-estar.
  • É para quem quiser se conectar com elementos da natureza como plantas, água, argila, óleos essenciais. Para quem deseja novas sensações e percepções acerca de si mesmo e assim poder escolher viver de forma que promova saúde e uma melhor qualidade de vida.
  • Essa terapia serve àqueles que buscam novas maneiras de lidar com seu próprio ser, de cuidar de si. Para quem anseia por desenvolver um modo são de se colocar no mundo frente às diversas demandas da vida.
  • É para aqueles que aspiram por um estilo de vida que gere vitalidade e disposição. Para quem quer ter autonomia sobre sua própria saúde, ter capacidade de realizar mudanças positivas no seu jeito de viver.
  • Se você enxerga sua saúde de maneira integral ou quer desenvolver esse olhar, nós podemos embarcar em um processo terapêutico. E através da relação terapêutica vamos atentando e potencializando os seus sistemas de vida, gerando padrões que te fortaleçam.

Lucas Shiroma Grisotto
Naturólogo Integral

Entre em contato conosco para marcar sua sessão de naturologia e dar o cuidado necessário à sua saúde!
Clique aqui e Agende agora sua sessão!

Compartilhe:
Comentários