Blog

nome do post Não somente anos de vida, mas também mais vida aos anos! Você quer isso para você? Escrito por:
Integralização 21 de Dezembro de 2016

Para começar a semana de maneira reflexiva publicamos um texto escrito pelo Diretor e Treinador da Integral, Thiago Luiz Alves. O tema central é ter mais vida nos seus nossos anos, viver com qualidade!

Tudo na vida possui um ciclo, e nós seres humanos não somos diferentes, também possuímos um ciclo, caso não aconteça nenhuma fatalidade (acidentes, doenças e outras), nós nascemos, crescemos, desenvolvemos (aqui cada pessoa apresenta a sua evolução em particular), envelhecemos e morremos.

É sobre esse ciclo que gostaria de falar. Talvez você não goste deste meu texto, é possível que o tema seja um pouco "pesado", mas realmente escrevi sentindo as palavras. Até o final você entenderá o motivo de eu dizer que senti as palavras, provavelmente até antes já terei deixado claro!

Hoje passamos os dias, de maneira geral, apenas na agitação, o dia simplesmente passa, não nos permitimos aproveitar os pequenos momentos, e não é por que seja algo seja algo demorado, que tomaria muito nosso tempo, mas é pelo fato de já estarmos pensando na tarefa/trabalho que virá depois e depois. Afinal, sempre temos algo a fazer de tão importante que não podemos investir em nós mesmos, correto? Eu penso que isso não é correto, pela razão de que vivendo sempre assim temos a sensação constante de simplesmente estamos vendo a semana a passar, depois o mês, o ano e assim passou a vida.

Isto me traz três perguntas à cabeça. O que realmente fizemos por nós? Às vezes pensamos que fizemos muito, mas será que realmente a gente cuidou do nosso bem maior (que somos nós mesmos)? Como queremos chegar lá na frente (parece contraditório, acabei de falar em não se preocupar tanto no depois, mas aqui é uma questão diferente de se preocupar, é um desejo de saúde, opções feitas com equilíbrio)?

Antes de continuar, gostaria de explicar a razão de ter falado que nós somos nosso bem maior, parece ser algo tão egoísta, mas não é. Pense comigo, como podemos nos dedicar, de verdade, às pessoas que gostamos e amamos ou aos projetos que queremos desenvolver bem, se estivermos mal de saúde, indisposto fisicamente, estressado, muito ansioso ou desanimado? Pense nisso!!!

Voltando às perguntas. Elas ficaram passando muito pela minha cabeça nos últimos dias pois tenho comigo uma pessoa de extremo carinho, com quem aprendi muito, que está na parte final do seu ciclo. Analisando todo o contexto desta querida pessoa, eu fico pensando, não é assim que eu quero chegar na parte final do meu ciclo! Esta pessoa - que é o meu avô (penso que seja importante identificar quem é, abrir um assunto de família, pois muitas pessoas irão lembrar de casos parecidos ou, até mesmo, podem estar passando pela mesma questão) - nas fases iniciais do seu ciclo, se acostumou com uma vida diferente do que muitos têm acesso hoje.

Falar de praticar exercício físico e se alimentar adequadamente eram coisas que praticamente não existiam. Até pouco tempo se era dada pouca atenção à prevenção na saúde, hoje já se é bastante falado em alimentação mais saudável, atividade física entre outros (não que hoje esteja perfeito, longe disso, mas já evoluiu muito). Portanto, ele foi educado e habituado desta forma, sem se preocupar em se cuidar e ser mais menos estressado - isso na verdade nem existia.

Então, devido ao seu estilo de vida, ele já teve uma série de problemas (algumas cirurgias difíceis) e hoje tem enorme dificuldade motora - para a maioria das situações do cotidiano ele precisa que façam por ele ou junto dele, como caminhar, é necessário alguém ao lado. Para agravar, além das grandes dificuldades motoras, a cognição está altamente comprometida. O que necessita um esforço de pessoas próximas a ele, principalmente da minha avó, que já tem quase 75 anos. Porém, diferente da geração do meu avô, você que está lendo este texto, independente da idade, ainda tem tempo para melhorar muita coisa em sua vida. Você já conhece os inúmeros benefícios físicos e psicológicos da atividade física, bem como de uma alimentação saudável, sabe a importância de envolver-se em relacionamentos (aqui não é apenas namoro) e sabe que precisa viver menos estressado e ansioso (ah, tenho certeza que você já sabe que exercício físico ajuda em fazer amigos e a desestressar).

Contudo, não basta apenas saber os benefícios da vida ativa e saudável, é necessário agir e, para isso, precisa-se mudar hábitos e pensamentos, que parar de dar tantas desculpas, de dizer que a culpa é da falta de tempo ou que é algo impossível. A vida é feita de escolhas e prioridades, claro que para algumas pessoas existe muita coisa envolvida, o que torna mais complexa a escolha. Mas uma coisa é fato, você pode tentar sempre pensar no seu bem maior em primeiro lugar (ou no máximo empatado junto com uma outra prioridade). Entendo que as alternativas nem sempre são as ideias mas faça o melhor possível! Pare, analise o que quer para você e comece gradualmente as mudanças. Eu disse gradualmente, não caia no conto de que existe milagre e não queira tudo para um futuro imediato, cada conquista tem um tempo para acontecer, não pule as etapas!

Eu avisei que o texto não seria "leve", mas hoje queria muito conversar com você francamente e te perguntar: O que você vai querer para você? O que você pretende colher nas diferentes fases do seu ciclo?

Espero que tenha te motivado, pois eu tenho muita vontade em ajudar as pessoas nessas mudanças, sinto uma energia muito forte para estar junto delas no dia a dia, oferecendo o suporte necessário, até por já ter passado por um processo de mudanças. Isso trouxe muitas coisas boas para mim, não só para minha saúde, mas aprendi muita coisa sobre mim e quero continuar aprendendo.

Por tudo isso gostaria de deixar algumas sugestões (mesmo que você possa achar que são batidas) para te ajudar:

  • Mexa-se o máximo que você puder nas atividades do seu cotidiano e complemente com um exercício físico orientado;
  • Alimente-se bem. Um nutricionista é super importante (e não falo apenas para fins de emagrecimento);
  • Faça amigos;
  • Trace metas graduais;
  • Peça ajuda sempre que necessário;
  • Lembre sempre dos seus objetivos e confie em você.

Compartilhe:
Comentários