17 de Março de 2015
Como motivação desta semana, a nutricionista da Integral Bruna Mendes traz um exemplo de atleta de corrida que com 66 anos iniciou a prática de exercício físico após o diagnóstico de hipertensão arterial. Conforme a matéria abaixo: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/minha-historia/noticia/2015/03/aposentada-comeca-correr-apos-hipertensao-e-soma-60-maratonas.html A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença definida pela persistência de pressão arterial sistólica acima de 135mmHg e diastólica acima de 85mmHg, sendo hoje considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Cerca de 30% da população adulta apresenta níveis de pressão arterial acima de 140/90mmHg, Estudos envolvendo pacientes com hipertensão em estágios iniciais mostram que reduções de pressão arterial de 5 a 6mmHg reduzem o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em 40%, doença arterial coronariana (DAC) em 16% e morte por evento cardiovascular em 20%. Sabendo que algumas mudanças no Estilo de vida podem contribuir com a redução da pressão arterial e note a importância atividade física e a alimentação adequada na melhora do paciente hipertenso.
Fonte: Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Diabetes e Hipertensão Arterial. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
A nutricionista complementa que os alimentos certos podem ajudar a controlar a pressão também. São eles:- Azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas), por conter elevado teor de ácido oleico que é anti-inflamatório.
- Alho, contém o componente ativo alicina, este tem ação na coagulação, parece reduzir o tempo de sangramento e promover discreta redução de pressão.
- Chocolate amargo, Vinho tinto não alcoólico, Café e Chá verde podem promover discreta redução da PA, devido às altas concentrações de polifenóis é um antioxidante e aumenta os níveis de NO2 (óxido nítrico) que é um vasodilatador.
- Há associação entre a ingestão de álcool e alterações de pressão arterial dependente da quantidade ingerida.
- Semente de melancia possui uma substância chamada curobucitrina, que age como vasodilatador sendo indicado para hipertensão arterial
- Oleaginosas (principalmente as nozes) possuem Arginina (vasodilatador)
- couve, salsa, espinafre, gérmen de trigo, pão integral, nozes e amêndoas, semente de abóbora e soja, são ricos em magnésio que atua como vasodilatador, efeito antiarrítmico, atua no tônus vascular, na contratilidade, pois participa da formação do NO2.
- Inhame, feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, chicória, couve-flor, vagem, espinafre, nabo, rabanete, abacate, banana, ameixa, laranja, mamão e maracujá, são ricos em potássio também atua na melhora da pressão por aumentar a excreção renal de sódio