03 de Fevereiro de 2016
Ano passado publicamos um texto sobre cuidados que devemos ter com a alimentação e hidratação no carnaval. Vamos aqui relembrar alguns pontos importantes:
Carnaval é sinônimo de descontração: são quatro dias de música, suor e folia. Mas não podemos descuidar da alimentação e da hidratação adequada neste período. Má alimentação e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas podem deixar herança nos dias que seguem. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar os dias de folia sem descuidar da saúde:
Alimentação
A dieta durante o carnaval deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (arroz, pães, entre outros) e carnes brancas (aves e peixes), além de frutas. A preparação requer refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão, livre de pratos gordurosos e frituras, mesmo durante o período de festas. Evite opções com molho de maionese, que contamina facilmente no calor e pode provocar diarreias, vômitos e até febre em alguns casos. Algumas sugestões possíveis de comida de rua são: crepes, sanduíches, espetinho de carne, pipoca. Fique de olho nas condições higiênicas do local de preparo, para evitar uma possível intoxicação alimentar.Hidratação
Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas – seu abuso pode sobrecarregar o funcionamento de órgãos essenciais como o fígado e o cérebro, o ideal é consumir água durante todo o dia, antes e após as festas, para manter a hidratação e auxiliar na desintoxicação. Além da água, existem outras fontes muito bem aceitas como a água de coco, os sucos de frutas, picolés de frutas e as frutas "in natura", que, além de hidratar, dão energia e repõem vitaminas e minerais perdidos na transpiração, como potássio e sódio – fundamentais para a hidratação e funções neuromusculares, evitando por exemplo câimbras (a contrações involuntárias, também ocasionada pela perda de sódio e potássio no suor)."Lembre-se: carnaval é tempo de festa e alegria. Aproveite!"
Texto do ano passado por Bruna MendesComentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook