Gelo ou Calor? Eis a questão!
Escrito por: Seja Integral
13 de Maio de 2016
13 de Maio de 2016
Quando usar compressa quente ou fria? As compressas são ótimos analgésicos caseiros que podem aliviar dores e desconfortos musculares, porém pode ocorrer a dúvida de quando utilizar a quente ou fria.
Como já comentamos aqui, a utilização do gelo em forma de tratamento (crioterapia) faz com que os vasos se contraem (vasoconstrição) e reduzem o fluxo de líquidos para o local, diminuindo o edema, dores e promovendo um relaxamento muscular. A compressa fria é indicada nas primeiras 48h após uma lesão articular (ex. entorse de tornozelo), quedas, batidas, treinos de corrida. Já o calor faz o efeito contrário, ele dilata os vasos sanguíneos (vasodilatação) e aumenta o fluxo sanguíneo, sendo ideal para amenizar hematomas e edemas de lesões não tratadas em até 48h. Esse processo contem o processo inflamatório, pois recolhe e limpa as impurezas dos líquidos acumulados após a lesão. Além disso, proporciona um relaxamento muscular em casos de tensão muscular cervical, torcicolos e cólicas geradas no período menstrual.Tanto a compressa fria como quente devem ser aplicadas entre 15-20 minutos no local da lesão ou desconforto muscular, com a proteção de um pano fino para que não haja ferimento da pele.
Referências:
http://187.49.226.109/~integravida/gelo-fisio/ http://drauziovarella.com.br/noticiasEscrito pela Fisioterapeuta Integral Greicy Pires
Comentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook