Blog

nome do post Festas Juninas e Julinas Escrito por: Seja Integral
23 de Junho de 2015

A origem da festa Junina, tem influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa nas nas tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha. As festas, são uma mistura de todas essas culturas e também de origem religiosa do dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Encontramos além disso, as simpatias de casamento, crendices populares, músicas típicas da época e os balões que fazem parte dessa grande festa!

quadrilha-3

Comidas típicas

É no mês de junho a época da colheita do milho e vemos que grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados à festa, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além dessas, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Sendo o principal alimento o milho, falaremos um pouquinho dele:

comida-tipica-festa-junina

Ele é rico em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas A, vitamina B1, magnésio. O grão de milho fornece energia, auxilia na recuperação pós-treino, favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular, fortalece o sistema imunológico, ajuda o organismo a reduzi os radicais livres (impedem o envelhecimento das células) e é excelente para a proteção da pele.

Aproveite as festas Juninas, coma com prazer e dance muito nas quadrilhas.

http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19383.pdf

Bruna Mendes | brunanutri@culturadacorrida.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-Graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva - IPGS
CRN10 - 4559

Compartilhe:
Comentários