Blog

nome do post Escolhendo seu tênis de corrida... Escrito por: Seja Integral
19 de Março de 2015

Com tantas opções no mercado, cada vez fica mais difícil escolher o tênis de corrida.

TênisNão existe o modelo “ideal” que sirva para todos os tipos de corredores, por isso é importante saber suas necessidades, conhecer sua corrida e procurar o melhor ajuste. Embora algumas pesquisas, padrões de lesões, mostram algumas características que devem ser encontradas em um bom tênis de corrida. Pensando nisso a American College of Sports Medicine(ACMS) fez algumas diretrizes para ajudar na escolha, que tentarei trazer de forma reduzida nesse artigo junto com algumas opiniões minhas, baseadas nos meus estudos e experiência.

 Características de um bom tênis de corrida e seguro

Drop do Tênis baixo: é a diferença de altura entre o calcanhar e a frente do tênis. Uma nova tendência mostra que uma das características de um bom tênis de corrida é o drop cada vez mais baixo, aproximadamente de 6mm para baixo. [caption id="attachment_3625" align="aligncenter" width="150"]Drop do Tênis Drop do Tênis[/caption] Tipo de pisada: Neutra. Isso quer dizer que o tênis não deve conter nenhum tipo de controle de estabilidade ou movimento. Fatores extras podem interferir no movimento natural do pé. Lembrando que existe a pronação excessiva, falarei adiante. Tênis leve: O ideal é procurar por tênis mais leves aproximadamente 300 gr para homens com o pé 41 e 250 gramas  para mulheres com o pé 38.

Como comprar um tênis de corrida.

  •  Verifique se tem o tênis do seu tamanho. Alguns corredores podem ter o pé esquerdo diferente do direito, escolher um pé ligeiramente maior que o outro pode evitar dores (Esse caso praticamente não é viável no Brasil devido ao alto custo dos tênis de corridas, portanto a minha dica é provar diferentes marcas até que se adeque mais próximo do tamanho dos pés, o formato dos tênis podem variar de acordo com as marcas.
  •  O formato do pé ou altura do arco não são bons indicadores para compra de um tênis (Você já ouviu falar do teste de pisar em uma folha com o pé molhado?? Esqueça!)
  •  Evite comprar tênis com base em conselhos dados depois que alguém assistiu você caminhando. Sua marcha e movimento do pé são muito diferentes enquanto você caminha e corre. (Alguns corredores podem demonstrar uma pisada neutra na caminhada e na corrida uma pronação execessiva, o contrário também pode acontecer.)
  •  Pronação é um movimento natural do corpo, não deve ser um único fator na escolha do tênis. A pronação deve ocorrer na corrida pois é uma forma natural de amortecimento. Porém a pronação excessiva pode ocorrer, mas na maioria dos casos pode ser corrigida com terapias e exercícios de fortalecimento dos pés, pernas e quadril e não por um sapato. (Para saber a causa da pronação excessiva, qual musculatura fortalecer, alongar, se você é um pronador excessivo ou se tem a necessidade de um calçado pronado, no final do texto falarei da nossa avaliação de pisada Integral).
  •  Prove tênis de corrida no final do dia, seus pés estarão mais inchados assim é melhor para saber qual modelo realmente é mais apertado.
  •  Verifique se você consegue mexer os dedos dos pés facilmente, caso isso não aconteça pode interferir na distribuição de forças durante a corrida.
  •  Deve haver pelo menos 1cm entre os dedos e a frente do tênis.
  •  Teste se o tênis é muito estreito. Ao pisar no chão se alguma parte do pé ficar para fora quer dizer o que o tênis está apertado. O calcanhar também não deve escorregar.

Tênis com drop 0mm ou mais conhecidos como minimalistas

Quando começamos a correr com tênis minimalistas ou drop baixo os membros inferiores irão precisar de um tempo de adaptação por estarem ativando mais músculos do quadril e do glúteo. Se você estiver pensando em trocar de tênis de um drop mais alto para um tênis com o drop mais baixo ou até zero, considere a transição com um tênis com um drop moderado entre 10mm à 6mm por alguns meses. (Apesar de pouco amortecimento ou nenhum, os tênis minimalistas têm se demonstrado em alguns estudos com menor impacto na corrida, fazendo que a corrida fique mais em "antepé" corrida com mais apoio na ponta do pé, ocorrendo assim um amortecimento mais natural. Porém antes de sair comprando um tênis minimalista é muito importante observar o seu tipo de corrida. Corredores iniciantes devido à baixa velocidade e uma técnica de corrida não tão desenvolvida acabam apresentando uma corrida bem características em "retropé" corrida com maior apoio no calcanhar, necessitando de um maior amortecimento do tênis de corrida e como já foi falado a importância da adaptação antes de fazer uma mudança brusca de um tênis de um drop alto para um minimalista.)

Quando comprar um novo tênis de corrida?

A regra geral é trocar o tênis de corrida quando ele estiver entre seus 500-600 quilômetros rodados, apesar de não existir nenhum embasamento científico nesse cálculo, ainda mais com a diversidade dos tênis que variam os sistemas de amortecimentos, solados e tecidos. O desagaste mais rápido vai ocorrer se o tênis é utilizado para outras atividades ao em vez de usa-los só para as corridas. Quando apresentar irregularidades no solado, desgastes de camadas, descarte o tênis pois esses fatores levam a alteração da mecânica da corrida ocasionando lesões.

Está cheio de dúvidas ainda?

Comprar um tênis de corrida realmente não é uma tarefa fácil, a escolha pode acarretar em muitas consequências. Antes de tudo o ideal é escolher o tênis da maneira mais tradicional, provando todos modelos e marcas, percebendo qual tem o melhor ajuste no seu pé. Na Integral oferecemos um serviço que pode facilitar muito na escolha do seu próximo tênis é a Avaliação de pisada Integral.  Como já foi discutido nesse artigo a pronação é um movimento natural do corpo, porém alguns corredores apresentam a pronação excessiva. Na nossa avaliação além de analisar o seu tipo de pisada investigamos outras as causas que podem estar relacionada a lesões, se sua pisada realmente precisa de um calçado específico e indicando quais musculaturas você deve dar mais atenção nos fortalecimentos e alongamentos, com o auxílio de um Fisioterapeuta e do profissional da Educação Física. Para mais informações: 187.49.226.109/~integravida/servicos/avaliacao-de-pisada alinhamento Para agendar sua avaliação ou esclarecer dúvidas entre em contato com o Treinador Integral: Diego Antunes: diego@culturadacorrida.com | 48 9956-8158 Bacharel em Educação Física - CREF 016786-G/SC
Bibliografia auxiliar: 1.American College of Sports Medicine. Selecting running shoes 2014

Compartilhe:
Comentários