Dor Crônica
Escrito por: Seja Integral
25 de Setembro de 2015
25 de Setembro de 2015
Hoje a Fisioterapeuta Integral Fabiana Pinheiro irá abordar um assunto muito questionado e polêmico na área da saúde: a dor crônica.
O que é a dor?
Dor é uma sensação que aparece quando há ameaça de danificar os tecidos de nosso corpo. Senti-la é fundamental para manter a integridade do nosso organismo. O mecanismo de inibição da dor é tão importante para a sobrevivência quanto o circuito responsável pela percepção da mesma. Se não fosse por ele, a dor de um pequeno corte persistiria enquanto durasse o processo de cicatrização.O que é a dor crônica?
A dor crônica pode ser devida tanto a desordens do sistema responsável pela percepção quanto da inibição da dor. Uma dor é classificada como crônica após persistir por três meses. Ela afeta de 20 a 30% da população mundial segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor e, no Brasil, pelo menos 40 milhões de pessoas. A Lombalgia (dor na lombar), cefaleia (dor de cabeça) e enxaqueca são as mais comuns e com importante impacto na qualidade de vida.Porque ela acontece?
A dor crônica muitas vezes relaciona-se ao estresse, à má alimentação e ao sedentarismo. Algumas vezes está relacionada à ansiedade e à depressão. A dor é naturalmente complexa e tem vários fatores relacionadas à sua manifestação, como:- Aspectos biofisiológicos;
- Aspectos bioquímicos;
- Aspectos biopsicossociais;
- Aspectos comportamentais e
- Aspectos morais.
- Experiência – estresse, trauma e abuso, tanto físico como emocional podem aumentar o risco;
- Personalidade – certas características pessoais nos tornam mais suscetíveis aos estímulos dolorosos;
- Genética – o DNA influencia na determinação da sensibilidade e tolerância à dor;
- Gênero – esse é dos fatores mais importantes que determinam a vulnerabilidade à dor: mulheres são muito mais propensas que homens.
Fisioterapia na dor crônica
Para tratar a dor crônica o ideal é encontrar a causa da disfunção que está ocasionando a alteração estrutural e, consequentemente, a dor. Atuando na causa dessa dor, e não somente “remediando”, o corpo naturalmente tende a encontrar o seu processo de “cura”. Alguns recursos usados no tratamento:- Controle da dor: recursos eletrotermofototerapêutico, acupuntura, técnicas de manipulação e mobilização articular e vertebral, terapia manual;
- Recuperação da mobilidade, propriocepção e controle motor: hidroterapia, cinesioterapia, dança, pilates.
Comentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook