Blog

nome do post DESCUBRA A VENTOSATERAPIA! Escrito por: Seja Integral
21 de Agosto de 2015

Você conhece a técnica Ventosaterapia? Hoje a fisioterapeuta Integral Fabiana Pinheiro irá nos explicar mais sobre essa técnica.

Ventosaterapia, utilizada há milhares de anos pela Medicina Chinesa, tem registro da sua utilização com fins terapêuticos em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades índias americanas. Na Medicina Chinesa o uso de ventosas baseou-se na acupuntura, sendo inicialmente utilizados chifres de animais aquecidos, substituídos progressivamente por bambu, metal e atualmente campânulas de vidro ou acrílico. COMO FUNCIONA? É uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico, tem como finalidade criar uma pressão negativa imposta pelo vácuo e fazer uma sucção da pele, por 5 a 15 minutos. Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado dilata as arteríolas e estimula a circulação sanguínea. Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

VENTOSA

PARA QUE SERVE? Pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos, é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Em alguns casos, o uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo, no tratamento para celulites através de ativação da circulação sanguínea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino. QUAIS OS BENEFÍCIOS? Como o foco terapêutico da ventosa é melhorar a circulação sanguínea, podemos destacar:
  • Desintoxicar o organismo;
  • Aliviar as lombalgias e cervicalgias;
  • Tratar as dores musculares;
  • Melhorar as contraturas;
  • Diminuir as cefaléias;
  • Aumentar o fluxo de linfa, reduzindo edemas;
  • Melhorar problemas digestivos;
  • Manutenção do PH sanguíneo;
  • Reduzir fibroses e aderências.

ventosas

INDICAÇÕES As indicações para a ventosaterapia são diversas, tanto com relação a questões de saúde, como também com relação à estética. A técnica pode ser aplicada em pessoas que tenham problemas de saúde, como por exemplo, bronquite, problemas de reumatismo, problemas de digestão, estresse, assim como também problemas circulatórios, uma vez que o objetivo da ventosaterapia é fazer com que haja a troca dos gases superficiais da pele, assim como também para que haja a desintoxicação do sangue, fazendo com que desta forma a circulação seja melhorada. CONTRA-INDICAÇÕES Apesar de aparentar ser uma técnica agressiva para o corpo, pois em alguns casos a pele fica com marcas avermelhadas, não há muitas contra-indicações da prática da ventosaterapia:
  • Problemas de pele: micoses, ferimentos recentes, psoríase, cortes e dermatites em geral.
  A aplicação das ventosas frequentemente deixa uma marca na pele a onde esta foi sugada, podendo ser de cor rosa a roxa, dependendo da toxicidade do sangue no local. Esta reação diz que o corpo está eliminando os resíduos metabólicos, toxinas, substâncias ácidas ou alcalinas e elemento figurados em desuso:
  • Cor muito escura: significa doença crônica, necessitando de tratamento mais demorado;
  • Pouco escura: mais simples, possuindo rápido estabelecimento;
  • Cor clara: pouca circulação sanguínea.
 

Marque sua sessão e confira os benefícios da Ventosaterapia!!!

Contato: Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com

Compartilhe:
Comentários