17 de Julho de 2013
A notícia já é de alguns dias atrás, mas o objetivo desta postagem é despertar o interesse para a prática da corrida ou motivar para continuar treinando, pois o personagem da notícia é um ótimo exemplo.
O cabelo branco e o corpo esguio mostram as marcas do tempo, mas a disposição faz parecer que, para ele, os dias não passaram. Apesar dos 86 anos, João da Ponte Cordeiro mostra que a idade avançada não é empecilho e se prepara para correr a sua 6° maratona. São 42 quilômetros com fôlego de causar inveja a qualquer jovem no auge da boa forma.
[caption id="attachment_723" align="aligncenter" width="640"] Foto: Marcelo Marins / Agência O Globo[/caption]
Sedentário até os 70 anos, João começou a correr por causa de um problema na perna. — Não conseguia nem atravessar a rua. Então meu médico sugeriu que eu fizesse caminhada para melhorar o problema. Fui em busca de uma situação de vida melhor, mais saudável.
João levou a sério a sugestão e uma simples caminhada diária se transformou em um treino intervalado de, em média, 15 km. — Treino um dia sim um dia não. Hoje, dou duas voltas na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ao longo desses 16 anos, João já perdeu as contas de quantas provas disputou. Nos primeiros dez anos de treinamento corria provas menores, de 5 e 10 km. Mas, aos 81 anos, se sentindo preparado, decidiu se arriscar nas maratonas.
— O melhor de correr uma maratona é o respeito com que os corredores são tratados. O primeiro colocado tem o mesmo valor do último.
Neste domingo, João vai disputar a Maratona do Rio, e é o homem a ser batido. Duas vezes campeão da prova na sua faixa etária - 80 anos ou mais - ele vai em busca do tricampeonato, e não esconde a ansiedade.
— Fico muito ansioso, é difícil até dormir. Mas, estou pronto. Quero fazer os 42 km em 4 horas. Treinei para isso e vou em busca desse resultado.
A disposição invejável aos 86 anos não é segredo de família e ele revela com sorriso nos lábios. — O segredo é se exercitar com liberdade, despreocupado. Qualquer um pode correr. Qualquer tempo é tempo.