
Terapias Integrativas Complementares 22 de Setembro de 2021
É tempo de florescer, é na primavera que nosso organismo se prepara para ficar mais leve. Os alimentos ricos que temos necessidade no inverno devido ao frio, dão espaço para os alimentos leves, secos e de fácil digestão. É tempo de estimular a limpeza natural do corpo, com especiarias, sabores amargos e adstringentes, preparando o corpo para o calor do verão.
No período da primavera é o momento onde eliminamos naturalmente os excessos, isso pode ocorrer através do suor e uma outra forma é através de uma limpeza alimentar e de chás e sucos, porque é um momento onde o clima está se modificando, o frio intenso está nos deixando para a entrada de um clima mais quente, na medicina chinesa falamos que é um período que a energia do nosso corpo se move para cima e para fora.
Dentro da medicina chinesa existem cinco elementos que são: madeira, fogo, terra, metal e água e cada elemento corresponde a uma estação do ano além de outras coisas como o sabor e os meridianos. Quando falamos em primavera o elemento que faz parte dessa estação é a madeira, o sabor desse elemento é o ácido e os meridianos do fígado e da vesícula biliar. E o que isso tem a ver com a primavera?
Quando o elemento madeira está em desequilíbrio costumamos ter problemas ligados a membros, músculos e articulações, por ser as partes governadas por ele. E quais nossas atitudes quando estamos com o elemento madeira em equilíbrio? Quando estamos planejando, imaginando e criando, tudo flui muito bem.
Como é uma estação do elemento madeira, precisamos de alimentos que nos ajudem a manter esse elemento equilibrado. Como o sabor desse elemento é ácido, precisamos reduzir esse sabor na nossa alimentação porque nessa época do ano ficará em excesso no nosso organismo gerando desequilíbrios no físico ou no emocional. Então é um bom momento para reforçar a ingestão do doce e do picante e também com alguns alimentos de sabor amargo e salgado, mas não demasiadamente.
E o que cada sabor na visão da medicina chinesa faz no nosso corpo?
O sabor picante: ativa nossa circulação de energia e faz com que suamos.
O sabor doce: acalma nossas sensações agudas de desconforto e neutraliza os efeitos tóxicos de carnes e peixes.
O sabor ácido: pode obstruir os movimentos e com isso pode conter diarréias e suores excessivos e aqui se inclui o sabor adstringente como exemplo a goiaba.
O sabor salgado: ajuda na rigidez dos músculos.
O sabor amargo: reduz o calor do corpo, drena os fluídos corporais e promove eliminações intestinais.
A visão da Ayurveda segue a mesma linha de pensamento da medicina chinesa, como é um período de secura, exercendo no homem e no ambiente uma desidratação, tornando todos os organismos mais enfraquecidos, menos energéticos e também seu poder digestivo é diminuído consequentemente um ótimo momento para a preparação do corpo através da desintoxicação.
Você consegue perceber o que tem vontade de comer durante a Primavera?
Quais alimentos devemos priorizar nesta estação?
FRUTAS |
HORTALIÇAS |
ESPECIARIAS E ERVAS |
---|---|---|
Abacate Abacaxi Ameixa Amora Jabuticaba Jaca Laranja Maçã Mamão Melão Pera |
Abóbora Abobrinha Agrião Alcachofra Almeirão Aspargos Beringela Beterraba Brócolis Cará Cenoura Couve Couve-de-bruxelas Chuchu Espinafre Inhame Nabo Pepino Rabanete Rúcula |
Alho Anis-estrelado Cúrcuma Dente de leão Gengibre Hortelã Louro Manjericão Pimenta-do-reino Pimentas vermelhas in natura Sementes de mostarda |
Devemos optar por alimentos quentes, leves e bem temperados, privilegiando:
● Especiarias de sabor pungente, como o gengibre, a pimenta-do-reino, o limão e a cúrcuma;
● Grãos secos como a cevada, o centeio, o milho, o painço e o trigo-sarraceno;
● Frutas adstringentes como maçã, pera e frutas vermelhas;
● Proteínas magras como feijão, lentilha, carnes brancas;
● Vegetais amargos como rúcula, couve-de-bruxelas, repolho, brócolis, almeirão, aspargos;
● Mel in natura, com moderação.
Devemos reduzir a ingestão de:
● Alimento frio ou qualquer bebida gelada;
● Laticínios;
● Frutas doces e pesadas como banana, figo e tâmara;
● Trigo;
● Açúcar;
● Carnes gordas;
● Sal.
Texto escrito por:
Caroline de Oliveira Flores - Naturóloga - (48) 99153-0731 - @caroloflores
Muriel Andrade - Nutricionista - (48) 98464-0644 - @murielandradenutri
Referências:
O´DONNELL, Kate. CULINÁRIA AYURVÉDICA PARA SEU DIA A DIA - São Paulo: Pensamento, 2019
PIRES, Laura. NUTRINDO SEUS SENTIDOS: RECEITAS AYURVÉDICAS PARA ENCONTRAR EQUILÍBRIO - Rio de Janeiro: Bicicleta Amarela, 2016