Blog

nome do post Ansiedade e Idosos Escrito por:
Psicologia 25 de Abril de 2023

A ansiedade está presente nas mais diversas fases e momentos da vida, confiro o texto abaixo para saber os sintomas da ansiedade nos idosos e como agir nestas situações.

A ansiedade acomete idosos?

Sim, o indivíduo é concomitantemente produtor e produto de uma sociedade e de sua cultura. Envelhecer é um acontecimento natural que compõe o desenvolvimento normal e integral de qualquer pessoa, faz parte do processo dinâmico da vida, na qual o indivíduo se modifica devido ao processo biológico universal.

No Brasil, país em desenvolvimento, a velhice é iniciada aos 60 anos, após as fases da infância, adolescência, adultez e as pessoas que entram nesta fase são referenciada com diversos termos: “Idoso”, “Sênior”, “ Melhor idade”, “60+”, “Terceira idade”.

Mas, independentemente da nomenclatura, é necessário estar atento as muitas transformações psicológicas, físicas e sociais que esta fase é marcada. O que demanda consciência destas mudanças para evitar o adoecimento precoce, pois muitas pessoas tendem a se desligar de suas obrigações e de seus papéis sociais e profissionais, aumentando a probabilidade vivenciar emoções negativas.

O surgimento do transtorno de ansiedade nesta fase está relacionado às limitações vivenciadas na velhice e, na maioria das vezes, interpretadas como ameaçadoras. Frequentemente esta ansiedade vem associada ao transtorno depressivo e a doenças físicas, com necessidade de avaliação profissional para analisar os impactos na vida.

O transtorno de ansiedade no idoso apresenta os sintomas já citados, insônia, tensão, angústia, irritabilidade, dificuldade de concentração, bem como sintomas físicos como taquicardia, tontura, cefaleia, dores musculares, formigamento, suor.

Diante deste contexto, é essencial incentivar os idosos a adotar uma postura mais ativa, com atividades físicas, sociais e de lazer. A autonomia e independência também proporcionam motivação e sentimentos mais positivos para o idoso encarar de forma mais natural esse processo dinâmico de sua vida, considerando não haver debilidade grave em relação à saúde ou necessidades financeiras.

A psicoterapia pode contribuir as pessoas compreender as estas mudanças por meio de autoconhecimento e ampliar as percepções para visualizar novas possibilidades de viver a vida. O apoio profissional, é sempre a melhor escolha!

A 3° idade chega para todos, não leve a ansiedade com você até lá, clique aqui e marque um horário com nossa psicoterapeuta e deixe a gente te ajudar neste processo.

Escrito Por: Morgana Siqueira 

Psicoterapeuta

Compartilhe:
Comentários