Blog

nome do post O que não te contaram sobre Abdominoplastia Escrito por:
Fisioterapia e Osteopatia 29 de Agosto de 2019

Neste breve texto, a fisioterapeuta Deise, que trabalha na linha da Osteopatia, explica os problemas que podem ocorrer com o corpo após uma cirurgia de Abdominoplastia. Analise bem a necessadidade deste procedimento!

Importante entender que cicatrizes nada mais são do que uma fibrose do tecido, ou seja, uma formação de tecido conjuntivo, que muitas vezes podem provocar perda de mobilidade e função tanto no local da cicatriz quando de tecidos a distâncias que se relacionam direta ou indiretamente. No Caso da Abdominoplastia, trata-se de uma cirurgia plástica em que os músculos e fáscia, após redução da gordura, são tracionados e costurados, deixando uma cicatriz maior do que de uma cesárea.

Além desta cicatriz que deve ser trabalhada visando a recuperação da mobilidade, há também esta tração da musculatura abdominal feita para formar uma espécie de cinta e aplainar o abdome.

Porém este aumento de tensão e redução na mobilidade poderá implicar em um aumento da pressão intra-abdominal refletindo em diversas disfunções como prisão de ventre, hérnia de disco, incontinência urinária, dor e lesão no quadril e lombar, entre outros.

No caso de submeter-se a quaisquer cirurgias é sempre importante seguir as indicações pré e pós-operatórias passadas pelo médico responsável e prevenir ao máximo estas possíveis disfunções. A osteopatia nestes casos visa regular a pressão entre as cavidades torácicas, abdominal e pélvica, garantir uma boa circulação sanguínea, e recuperar mobilidade e função dos órgãos afetados, músculo e demais tecidos a fim de prevenir ou atenuar disfunções relacionadas.

Procure a prevenção além do tratamento!
Agende sua avaliação com fisioterapeuta Deise: (48) 99803-6800

Compartilhe:
Comentários