A história do Outubro Rosa
Escrito por: Seja Integral
07 de Outubro de 2015
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados faziam ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York - que, desde então, é promovida anualmente na cidade.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e etc. surgiu posteriormente como uma forma de expandir a visibilidade do Outubro Rosa de maneira que pudesse ser replicada em qualquer lugar - bastando apenas adequar a iluminação já existente. A iluminação em rosa tornou-se uma leitura visual do movimento, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Outubro Rosa no Brasil
A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002, durante a comemoração dos 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa por um período. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e teve apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.
Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. O principal objetivo era alertar para as causas do câncer de mama e incentivar as mulheres da região a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em outubro do mesmo ano, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.
A partir de outubro de 2009, se multiplicaram as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
(texto com informações do site
Outubro Rosa)