Nutrição para a Meia Maratona de Florianópolis
Escrito por: Seja Integral
09 de Junho de 2015
09 de Junho de 2015
No próximo domingo (14) acontecerá a meia maratona em Florianópolis. A largada será às 7h na beira-mar continental e terão as modalidades de 21Km, 10km e 5km.
Para a prova a nutricionista aponta alguns detalhes para você se organizar:- No dia anterior a prova procure alimentar-se principalmente de carboidratos (massa, pães, arroz, batata), para armazenar o glicogênio muscular. Energia necessária durante a prova. Contudo, todos os outros grupos alimentares são necessários, proteínas (carnes, ovos, peixes), frutas (banana, maçã, mamão) e vegetais (tomate, pepino, agrião), inclua-os também na sua rotina alimentar.
- Para o café da manhã da prova (1h30 a 2h antes da prova), prefira os carboidratos integrais, pois fornecerão energia por mais tempo são digeridos lentamente. Alguns exemplos são: Batata doce, pão integral, arroz integral, bolo integral. Cuidado! Algumas pessoas relatam sentir vontade de evacuar com muita fibra. NÃO FAÇA TESTES DURANTE A PROVA, faça durante os treinos.
- Logo antes da prova (30min a 1h antes da prova) coma os carboidratos simples, para aumentar a glicose rapidamente e dar energia para os primeiros km. Alguns exemplos de carboidratos simples (pães, bolos, geleias com açúcar, mel)
- Saiba os pontos de hidratação e organize-se para levar o cinto de hidratação, pois tem 4 momentos com 4km de distância (em média) sem posto de hidratação.
Posto de hidratação:
- embaixo da ponte no continente (1,5km ida ou 19,5km volta) - embaixo da ponte na ilha (4,2km ida OU 17km volta) - Próximo ao Koxixos (ida 8,5 km OU 12,5 km volta) *Para quem fez o teste de hidratação, sabe em média quanto deve levar de líquidos programando a quantidade nas garrafinhas. Alguns alimentos e suplementos podem ser importantes durante a prova, como a intensidade e a duração é variável para cada pessoa, vale lembrar que as orientações individuais trarão mais resultado, mas de maneira geral, após 1h da prova, iniciar reposição de carboidratos, pode ser através de suplementação (maltodextrina, palatinose, waxy maize, etc) ou com alimentos (rapadura, mel, batata, bisnagunha, frutas secas). O suplemente tende a ser melhor tolerado durante a corrida, por ser líquido, contudo é costume e adaptação do organismo. NÃO FAÇA TESTES ALIMENTARES DURANTE A PROVA, você pode passar mal. Teste os alimentos e suplementos durante os treinos, ok?Uma ótima prova para todos!
Comentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook