Blog

nome do post Hipertensão arterial Escrito por: Seja Integral
27 de Abril de 2016

hipertensao arterialA pressão arterial é indicada por dois números, um sistólico e o outro diastólico. O primeiro, o máximo, refere-se a força que o sangue faz para ser bombeado pelo coração e o segundo, o mínimo, é a pressão do sangue nos vasos sanguíneos. Valores como 12 / 8 são considerados uma pressão normal, 9/5, ou menos, é considerado pressão baixa e 13,5/8,5, ou mais, é a pressão alta.

Fatores de risco

  • Fatores genéticos e familiares - a hipertensão pode ser causada por predisposição genética.
  • Fatores extrínsecos, como consumo aumentado de sal, gordura, alimentos industrializados, obesidade, estress e sedentarismo também causam hipertensão.

Outras doenças associadas

A hipertensão pode levar a várias lesões orgânicas em outros orgãos como coração, cérebro, rins, arterias e olhos.

Dicas para cozinhar com pouco sal

  • Cozinhar as batatas com pele e sem sal;
  • Adicionar apenas um pouco de sal à água para cozinhar arroz e massas;
  • Salgar a carne somente quando já estiver cozida ou assada;
  • Cozinhar ao vapor, em folhas de alumínio e na grelha ajuda a preservar o sabor dos alimentos;
  • Substituir o sal comum por sal de ervas (receita abaixo) ajuda na melhoria do paladar e contribui para reduzir a quantidade de sódio;
  • Escolher refeições que ficam bem sem sal;
  • Usar e abusar do limão para temperar, ele dá uma sensação sal.
Receita de sal de ervas 1 colher de sopa de sal 1 colher de sopa louro 1 colher de sopa de orégano desidratado 1 colher de sopa de manjericão 1 colher de sopa de alecrim desidratado Bata tudo no liquidificador e misture ao alimento quando for temperá-lo.

Como mudar esse quadro

Mudar o estilo de vida é um dos passos mais importantes para uma terapia de sucesso contra a hipertensão. Em muitos casos, a terapia com medicamentos (que muitas vezes produz efeitos secundários) pode ser evitada ou minimizada. No caso de pessoas geneticamente predispostas, é até possível atrasar a ocorrência da hipertensão. Além de alterações na dieta, a atividade física regular e uma gestão do estresse bem-sucedida são cruciais. Em casos de excesso de peso, a normalização da hipertensão pode ser alcançada através do emagrecimento. Uma perda de peso de apenas 5 kg pode conduzir a uma redução na tensão arterial no valor de 10mmHg (sistólico). Além disso, com a hipertensão, o paciente deve evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros. Recomenda-se o consumo de menos de 30 g de álcool por dia

Compartilhe:
Comentários