Blog

nome do post Cuidados no consumo de sal Escrito por: Seja Integral
30 de Março de 2016

Antigamente, o sal era usado apenas para conservar os alimentos. Hoje, usamos como tempero e muitas vezes em quantidade exageradas.  Confira os cuidados que devemos ter em seu consumo.

consumo de salO sódio, um dos elementos do sal de cozinha, tem importante papel na manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais (dentro e fora das células). Ele também contribui para a contração muscular e a transmissão dos impulsos nervosos e do ritmo cardíaco - permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle adequado das funções vitais do organismo. O sódio está presente naturalmente em diversos alimentos que consumimos, como carnes e ovos, e na maioria dos produtos industrializados. Antigamente, o sal tinha a função de zelar pela qualidade do alimento e, consequentemente, pela saúde do homem. Isto porque, ao invés de temperar os alimentos, ele servia para conservá-los da deterioração. O sal possui característica osmótica, ou seja, retira água dos alimentos e assim evita que bactérias se proliferem. Quando no havia geladeira, essa era a forma utilizada para conservar a comida. Com o advento das invenções tecnológicas, o sal passou a ser utilizado como tempero.

Perigos do sal

O seu uso abusivo causa a retenção de líquido no corpo, aumentando a pressão sanguínea e acelerando o batimento cardíaco - ocasionando a chamada hipertensão. Tal condição pode ocasionar algumas doenças como: insuficiência renal crônica e infarto do miocárdio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros consomem 2,5 vezes a mais do que o recomendado de sódio (que é de 2.000 mg ou 5 g de sal de cozinha). Confira algumas dicas úteis para redução no consumo:
  1. O ideal é cozinhar tudo sem sal, e acertá-lo ao final no prato;
  2.  Evitar embutidos, comidas industrializadas e lanches prontos. Estes alimentos contém alto teor de sódio;
  3. O sal temperado, caldos de galinhas, maioneses e catchups devem ser evitados. Uma opção é a versão light de sal, mas deve ser utilizado sem abuso;
  4. Não se engane com comida japonesa, como mais saudável, pois o molho shoyo é rico em sódio, 100 ml equivale a 5.024 mg de sódio, uma opção é utilizar a versão light.

O importante é fazermos a escolhas certas e de maneira consciente. Lembre-se que o sabor do alimento não está só no sal, existem vários temperos que podem acrescentar mais sabor à sua vida. Experimente!

Saiba mais sobre treinamento de Corrida

Compartilhe:
Comentários