30 de Março de 2016
Antigamente, o sal era usado apenas para conservar os alimentos. Hoje, usamos como tempero e muitas vezes em quantidade exageradas. Confira os cuidados que devemos ter em seu consumo.

Perigos do sal
O seu uso abusivo causa a retenção de líquido no corpo, aumentando a pressão sanguínea e acelerando o batimento cardíaco - ocasionando a chamada hipertensão. Tal condição pode ocasionar algumas doenças como: insuficiência renal crônica e infarto do miocárdio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros consomem 2,5 vezes a mais do que o recomendado de sódio (que é de 2.000 mg ou 5 g de sal de cozinha). Confira algumas dicas úteis para redução no consumo:- O ideal é cozinhar tudo sem sal, e acertá-lo ao final no prato;
- Evitar embutidos, comidas industrializadas e lanches prontos. Estes alimentos contém alto teor de sódio;
- O sal temperado, caldos de galinhas, maioneses e catchups devem ser evitados. Uma opção é a versão light de sal, mas deve ser utilizado sem abuso;
- Não se engane com comida japonesa, como mais saudável, pois o molho shoyo é rico em sódio, 100 ml equivale a 5.024 mg de sódio, uma opção é utilizar a versão light.
O importante é fazermos a escolhas certas e de maneira consciente. Lembre-se que o sabor do alimento não está só no sal, existem vários temperos que podem acrescentar mais sabor à sua vida. Experimente!
Comentários
Posts mais populares
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite da Pata de Ganso
Fisioterapia e Osteopatia
Características motivacionais dos Integrais
Exercício Físico
Categorias
Alimentação Saudável e Nutrição
Fisioterapia e Osteopatia
Exercício Físico
Sustentável
Integralização
Psicologia
Receitas
Terapias Integrativas Complementares
Emagrecimento
Podologia e Reflexologia
Estética e Cosmetologia
Qualidade de Vida
Instagram
Facebook