A importância do alongamento
Escrito por: Seja Integral
19 de Fevereiro de 2016
Hoje vamos falar de um assunto muito comum entre os praticantes de atividade física e atletas, mas também muito polêmico: o alongamento.

Os
alongamentos são exercícios que estimulam e promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem de comprimento, propiciando assim um ganho de
flexibilidade muscular. Até aí tudo bem, mas, para quê serve este ganho de flexibilidade? O ganho de flexibilidade possibilita uma maior amplitude de movimento de determinada articulação, deixando-a mais "livre" para realizar determinados exercícios e em muitos casos, reduzindo a incidência de dores e lesões.
Quando devo realizar alongamentos? Isso depende muito do objetivo que você almeja, seja ele aumento de força ou performance, hipertrofia ou até mesmo flexibilidade. De modo geral, se forem realizados em intensidades baixas, podem ser feitos ao final de treino, porém, se você deseja ganhar flexibilidade, o ideal é realizá-los de forma mais intensa e em dias alternados dos outros treinos para não atenuar as lesões (microrupturas normais que ocorrem durante o processo de treinamento) ocasionadas pelos mesmos.
Ou seja, a
orientação de um profissional capacitado é parte fundamental no processo de treinamento para entender os seus objetivos e traçar metas possíveis de serem alcançadas . Caso você ainda não tenha um treinador, entre em contato conosco que iremos ajudá-lo!
Ao longo das semanas faremos postagens específicas sobre alongamentos para determinadas lesões, fique de olho!
Escrito por Jamille Machado Vaz