Fisioterapia e Osteopatia 20 de Maio de 2021
O Valgo Dinâmico acomete principalmente pessoas jovens, por múltiplas causas e pode levar à predisposição para lesões mais sérias!
Você sabe o que é valgo dinâmico?
- É considerada a alteração mais comum do joelho;
- Acontece principalmente em jovens;
- Tem maior prevalência em mulheres;
- Se não tratada pode evoluir e resultar em dores articulares, Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP), Condromalácia Patelar ou osteoartrose da articulação do joelho.
Essa alteração é caracterizada pelo desalinhamento do membro inferior no plano frontal, ocasionado pela adução e rotação de quadril, influenciando diretamente a estrutura do corpo e a falta de estabilização dos músculos rotadores externos do quadril, especificamente glúteo médio. Ela é multifatorial, e algumas das suas causas mais comuns são:
Aumento do ângulo Q
Anteversão femoral
Joelho valgo
Torção tibial externa
Hiperpronação subtalar
SINTOMAS
Os sintomas são percebidos durante ou após atividades de alto desempenho, exercícios que aumentem a força de sobrecarga patelofemoral, como subir e descer escadas, agachar, pedalar e ficar muito tempo sentado com os joelhos flexionados, limitando atividades de vida diária.
TRATAMENTO CIRURGICO ou CONSERVADOR
O tratamento cirúrgico libera o retináculo lateral realizando realinhamento proximal e/ou medial da tuberosidade da tíbia e a divisão e avulsão da patela.
No tratamento conservador a fisioterapia é o maior coadjuvante, priorizando o fortalecimento muscular (principalmente quadríceps e glúteos), bandagem patelar e exercícios proprioceptivos que são recursos importantes no tratamento.
Estudos apontam que mulheres praticantes de musculação tem menor índice de valgo dinâmico comparado a mulheres sedentárias, porém, quando realizada de forma inadequada ou acompanhada de profissionais despreparados pode haver aumento na frequência de lesões.
É muito importante e necessária a identificação do valgo dinâmico para identificar os riscos de lesão, possibilitando a elaboração de programas de exercícios preventivos e adequados para biomecânica corporal de cada indivíduo.
Referências:
MAIA, M.S et al. Associação do Valgo Dinâmico de joelho no teste de descida de degrau com amplitude de rotação medial do quadril. Revista Brasileira Medicina Esporte, 2012 18(3)164-166.
CAVALCANTI, R.R et al. Avaliação funcional do movimento: incidência do valgo dinâmico de joelho em mulheres praticantes de musculação e sedentárias. Fisioterapia Pesquisas 2019;26(2):120-126.
FONSECA, H.L.P.G & SANTOS,L.H.G. Avaliação comparativa do valgo dinâmico de joelho e os fatores que influenciam na capacidade funcional em praticantes de atividade física. Revista Inspirar Movimento e Saúde, 2016; 40 (11) 4: 32-36.
http://www.cpaqv.org/cinesiologia/anguloq.pdf
https://www.diegoariel.com.br/post/condromalacia
https://www.orthopediatrica.es/patologias/marcha-rotacion-interna/
https://www.tuasaude.com/joelho-valgo/
https://mateba.com.br/2019/09/17/valgo-dinamico-de-joelho-ja-ouviu-falar/