
Terapias Integrativas Complementares 13 de Abril de 2023
Você conhece os benefícios da acupuntura e como ela pode ser benéfica para a longevidade? Neste texto iremos explicar esta relação.
Dentro dos fundamentos da Medicina Chinesa existe a palavra Jing, que significa ''essência''. O Jing é nossa energia ancestral, fonte de vida e crescimento, herdada da união sexual de nossos pais — Yang (essência masculina) e Yin (essência feminina). Essa energia reside nos rins após o nascimento.
A quantidade e qualidade do Jing Original é diferente de pessoa para pessoa. Ao nascer, temos uma quantidade do Jing definida e limitada que será o nosso “combustível” durante toda a nossa vida. Não é possível aumentar a quantidade desta energia (Jing Pré-Natal), mas podemos melhorar sua qualidade e consumi-la menos.
Saber poupar a nossa essência é fundamental para a longevidade, cuidar das emoções, da alimentação e fazer exercícios é indispensável. Será que seguindo essas orientações garantimos a longevidade? Acredito que sim, mas não precisamos parar por aqui, existe um algo a mais. Antes de adoecer o corpo da pessoa adoece na energia, por isso é imprescindível a prevenção, alguém que saiba avaliar a qualidade momentânea do nosso Jing nos permite anteceder problemas de saúde e cuidar a tempo de solucioná-los.
Na China Antiga, há mais de dois mil anos, os acupunturistas eram remunerados de uma forma diferente da que conhecemos hoje: recebiam seus salários de acordo com a saúde de seus pacientes. Quando um paciente ficava doente, o paciente deixava de pagar a consulta e voltava a pagar quando a saúde fosse restabelecida. Por isso, prevenir doenças era fundamental. O tempo passou e a lição da prevenção permanece.