Lesão por Overtraining
Escrito por: Seja Integral
10 de Abril de 2015
Overtraining? Será que eu tenho isso? O que acontece se eu tiver?
Overtraining, é um termo usado para descrever o excesso de treinamento que leva à sobrecarga muscular, articular, óssea, tendinosa ou ligamentar. Essas sobrecargas se manifestam através da queda do desempenho em pouco tempo, fadiga crônica, alterações de humor, com alterações a nível celular e também bioquímicas, fisiológicas e/ou psicológicas.
[caption id="attachment_3743" align="aligncenter" width="378"]

imagem de: tecnologiadotenis.com.br[/caption]
Além do excesso de treino, entre as causas do overtraining pode-se citar a má alimentação, execução incorreta dos movimentos da atividade física, tipo de calçado e local do treino também são fatores que auxiliam esse processo, principalmente para os corredores. Por isso a importância de realizar um acompanhamento com profissionais capacitados, como nutricionista para aliar uma boa alimentação e o educador físico para execução adequada dos movimentos e carga adequada de exercício. Às vezes, apenas a diminuição da carga de treino ou se afastar das atividades por umas semanas é suficiente, mas podem ocorrer lesões mais graves que necessitam de um acompanhamento adequado.
A fisioterapia atua no overtraining quando ocorre alguma lesão mais grave, ou para o alivio de dores e do processo inflamatório instaurado, mas também tem um papel importante na prevenção. Já falei sobre esse tema nesse post:
http://187.49.226.109/~integravida/fisioterapia-para-atletas/
No geral, o atleta, para prevenir a ocorrência do overtraining deve ter o tempo de descanso entre um treino e outro, para recuperar a musculatura. Realizar corretamente os aquecimentos e alongamentos musculares e sempre prestar atenção aos sinais que o corpo envia como fadiga crônica e a dor.
Nos casos em que se fizer necessário, o tratamento fisioterapêutico atua no controle da dor e inflamação em primeiro plano, evoluindo posteriormente em exercícios proprioceptivos e de fortalecimento para uma adequação ostemioarticular (osso, músculo, articulação) à atividade executada.
Fisioterapeuta Integral
Contato: Kamilla Zomkowski |
fisioterapia@culturadacorrida.com