Alimentação Saudável e Nutrição 17 de Maio de 2023
A hipertensão acomete um terço da população, é uma doença que advém de inúmeras causas como por exemplo ambiente e fatores genéticos, No texto abaixo contém informações sobre oque é a hipertensão e recomendações sobre como prevenir a hipertensão.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a doença crônica mais comum no mundo afetando aproximadamente um terço da população adulta, sendo um dos mais importantes fatores de risco cardiovascular. Embora existam medicamentos eficazes e com poucos efeitos colaterais, estamos lidando com uma doença totalmente assintomática, fato que dificulta muito a adesão a cuidados.
De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão, são considerados hipertensão arterial valores de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) iguais ou superiores a 140 por 90 mmHg. A gênese da HAS primária é multifatorial, com influências genéticas e ambientais. No entanto, o ambiente desempenha um papel importante no seu desenvolvimento.
Diretrizes nacionais e internacionais recomendam que todos os pacientes com HAS reduzem a ingestão de sódio e mantenham uma ingestão adequada de frutas frescos, vegetais e lacticínios com baixo teor de gordura. Além disso, tais documentos enfatizam a importância de manter o peso e o tamanho da cintura dentro dos limites normais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as principais recomendações não medicamentosas para a prevenção primária da HAS são: perda de peso (se necessário), alimentação saudável, ingestão controlada de sódio e álcool, em potássio e controle do sedentarismo e tabagismo.
A HAS pode ser prevenida ou retardada por mudanças no estilo de vida. hábitos saudáveis devem ser adotados desde a infância e adolescência, respeitando as características regionais, culturais, sociais e econômicas das pessoas.
10 passos para uma alimentação saudável:
-
Priorize alimentos in natura ou minimamente processados;
-
Utilize com moderação óleo, sal e açúcar;
-
Limite o consumo de alimentos processados;
-
Evite o consumo de alimentos ultra processados;
-
Coma com regularidade e atenção;
-
Compre alimentos na feira;
-
Cozinhe;
-
Planeje as compras e o preparo das refeições;
-
Evite fast food;
10. Seja crítico com a publicidade de alimentos.