Blog

nome do post FISIOTERAPIA PARA BEBÊS! Escrito por: Seja Integral
07 de Agosto de 2015

Hoje a fisioterapeuta Integral Fabiana Pinheiro irá abordar um tema do trabalho da fisioterapia que poucas pessoas conhecem, mas que é muito importante: a fisioterapia em bebês!

fisioGuto

São comuns os casos de recém-nascidos com déficit motor ou problemas ocasionados por causa do nascimento prematuro. Um  número significativo de crianças que nasceram pré-termo vem apresentando, de acordo com estudos, sinais de distúrbios do desenvolvimento relacionados com as seguintes áreas:
  • Cognição;
  • Socialização;
  • Autocuidado;
  • Déficits no desenvolvimento motor.
Mesmo em bebês que nascem no tempo normal, devido a algumas gestações onde o feto estava em uma posição desconfortável e alguns partos que podem ser muito difíceis e exigentes para o bebê, eles que já nasce com tensões no corpo. Assim, o principal objetivo da fisioterapia pediátrica consiste em acompanhar o bebê para o tratamento de possíveis alterações no seu crescimento e no seu desenvolvimento, além de proporcionar aos pais o maior número de informações possíveis sobre todas as etapas do desenvolvimento do seu filho, e a melhor forma de ajudá-lo em casa. A fisioterapia pediátrica possui foco no tratamento e na prevenção de várias alterações:
  • Desvios posturais: escoliose;
  • Dores e transtornos variados: cólicas, sono, refluxo, constipação;
  • Alterações respiratórias: infecções respiratórias, asma, fibrose cística, bronquiolite;
  • Alterações ortopédicas: pé torto congênito, torcicolo;
  • Alterações neurológicas: paralisia cerebral, Síndrome de Down;
  • Desenvolvimento sensório-motor da criança: atrasos no desenvolvimento.
CARACTERÍSTICAS DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A fisioterapia pediátrica conta com procedimentos específicos: alongamentos, posicionamentos, exercícios, técnicas manuais e equipamentos ajustáveis à necessidade de cada caso, mas tentando ser de maneira mais lúdica possível, tornando o atendimento interessante à criança. SHANTALA É uma técnica de massagem, uma maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê. Possui vários benefícios: bebê mais calmo, menos cólica e gases e uma melhora do sono. Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem: acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois após recebê-la o bebê deve tomar um banho e depois ter um sono reparador.   Portanto o atendimento fisioterapêutico, o quanto antes iniciar, melhor é sua eficiência, evitando que a criança apresente alterações no desenvolvimento e no crescimento.  

Todas as técnicas devem ser realizadas e orientadas por profissionais capacitados para isso!

  Contato: Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F| fisioterapia@culturadacorrida.com

Compartilhe:
Comentários