Blog

nome do post Dor Crônica e a Acupuntura Escrito por:
Terapias Integrativas Complementares 24 de Fevereiro de 2023

A acupuntura é amplamente conhecida em ajudar diversos quadros, contudo sua eficácia nos quadros de dores, especialmente as crônicas, talvez seja o principal, visto que, para os nossos pacientes, o que interessa é o alívio da sua dor.

Neste sentido, vale a pena conhecer mais o mecanismo de ação da acupuntura, pois, quando bem feita, ela reestabelece o movimento adequado de sangue e energia.

Na Medicina Chinesa existe um princípio: ‘’quando o Qi (energia) e o Xue (sangue) fluem livremente não há dor’’. Então, quando ocorre uma obstrução, estagnação ou uma má distribuição do sangue pelos tecidos, a dor se manifesta. 

Xue e Qi, um acompanha o movimento do outro; o Qi move o sangue e o sangue em movimento faz fluir o Qi.

Nos quadros de dores podemos entender que o local da dor é um acúmulo de energia em determinado ponto. A energia flui pelo corpo de uma extremidade a outra através dos meridianos de energia. Quando a energia encontra um bloqueio, ela se acumula em determinado ponto, após o bloqueio existe um vazio ou uma diminuição do fluxo de energia na continuação do meridiano.

Na palpação ou na inspeção corporal do local da dor, no sentido do trajeto do meridiano, quem está com dor até um certo ponto não sente nada, quando chega no ponto de acúmulo, a pessoa sente uma dor intensa e daquele ponto em diante a pessoa não sente mais dor. Então existe uma combinação de Yin e Yang - ou de cheio e vazio - e um marco que separa os dois. Esse marco é o ponto de acúmulo, ou seja, a região que dói.

Com a acupuntura é possível dispersar aquela energia que estava estagnada promovendo a dor e, assim, reestabelecer o livre fluxo de energia e sangue pelos canais de energia e tecidos que nutrem aquela região que antes incomodava.

Se você sofre com quadros de dores e quer experimentar os benefícios da acupuntura que vem unindo tradição, ciência, tecnologia e acolhimento, agende uma consulta com nosso Acupunturista Rodolfo Bornia clicando aqui.

Será uma alegria ajudar no seu tratamento!

@acupunturistarodolfo

Compartilhe:
Comentários