Alterações Posturais na Coluna Lombar
Escrito por: Seja Integral
17 de Abril de 2015
Hoje iniciaremos uma série de postagens sobre alterações da coluna e suas possíveis causas. E eu lhes pergunto: Será que somente os vícios de postura da vida diária são os únicos responsáveis pelas alterações posturais? Por quê?
Para Bricot, uma postura normal significa a ausência de forças contrárias com relações harmoniosas entre os diferentes componentes esqueléticos, resultando na inexistência da dor. Partindo deste pressuposto, vamos explicar como ocorrem essas alterações.
[caption id="attachment_3777" align="alignleft" width="171"]

retirado de: reeducacaopostural.blogspot.com[/caption]
A hiperlordose lombar, segundo Mézières, é a causa de todas as outras deformidades posturais e dos membros (superiores e inferiores). Essa alteração ocorre porque os músculos da cadeia posterior se comportam como um único músculo, muito forte, muito potente e muito curto. No entanto, há uma sinergia importante entre essa cadeia posterior e o diafragma (músculo da respiração) e os rotadores (cadeia Ântero-interna – incluindo o iliopsoas). Esses músculos quando alterados geram também alterações posturais e estão mais relacionados com a lordose lombar.
O diafragma é um músculo que está inserido nas últimas vértebras da coluna torácica e nas primeiras lombares, tracionando-as para frente e provocando a curvatura fisiológica da lombar, no caso a lordose fisiológica. Quando ocorre um desequilíbrio dessas forças, por exemplo, encurtamento do diafragma ou mesmo bloqueio dessa musculatura devido à alteração da respiração, o músculo estando encurtado traciona ainda mais essas vértebras para a frente, gerando a acentuação da curvatura – a chamada Hiperlordose Lombar.
[caption id="attachment_3780" align="aligncenter" width="235"]

retirado de: qpilates.net.au[/caption]
O mesmo ocorre com o músculo Iliopsoas, que está inserido entre a última vertebra torácica e vai até a 4ª vértebra lombar e no fêmur, tem grande atividade durante a caminhada e função de flexionar o quadril, este quando tensionado também tende a trazer as vértebras lombares para a frente, acentuando a curvatura lordótica.
[caption id="attachment_3776" align="aligncenter" width="176"]

retirado de: ifanatomia.wordpress.com[/caption]
O encurtamento da cadeia posterior leva à posteriorização das vértebras lombares, diminuindo a curvatura fisiológica, resultando na chamada retificação da coluna lombar.
[caption id="attachment_3775" align="aligncenter" width="94"]

retirado de: hernia-de-disco-e-agora.blogspot.com[/caption]
Pode-se perceber que os posicionamentos diários impostos, maus hábitos respiratórios contribuem para o aparecimento das alterações na coluna lombar. É sempre importante ficar atento aos sinais que o corpo envia e se necessário, procurar um profissional habilitado para investigar as possíveis causas das alterações e indicar o tratamento mais adequado a cada situação e corpo que tem suas individualidades.
Contato:
Kamilla Zomkowski:|
fisioterapia@culturadacorrida.com | (48) 9914-4841