Blog

nome do post Alterações Posturais Coluna Torácica Escrito por: Seja Integral
24 de Abril de 2015

Dando continuidade à série de postagens sobre alterações da coluna, hoje abordaremos a coluna torácica, região compreendida entre a coluna lombar e a coluna cervical.

É constituída de 12 vértebras (T1-T12), enquanto a lombar possui 5 vértebras (L1-L5) e a cervical 7 (C1-C7). É uma parte da coluna com pouca mobilidade quando comparado ao movimento da coluna lombar e cervical.

Hipercifose Torácica

hieprcifose 2404A hipercifose torácica, ou corcunda, normalmente vem acompanhada de outras alterações, como protusão dos ombros, projeção da cabeça para frente e enrolamento da parte anterior do tronco (região do peito e costelas). Essa alteração pode ocorrer devido ao aumento da tensão da cinta cervico-toraco-abdomino-pélvica, mas por quê? Como? Esse aumento de tensão pode ser provocado pelo encurtamento dos músculos anteriores do tronco como peitoral maior e menor e serrátil anterior (imagem abaixo) e intercostais que são revestidos pela cinta-toraco-abdomino-pelvica. Como pode ser observado, a coluna torácica tem uma relação direta com o tórax, e este com a respiração, pois necessita de um certo grau de mobilidade para expandir durante o ciclo respiratório. Quando se tem um nível elevado de hipercifose, esta pode levar à dificuldade respiratória, como maior cansaço para respirar, já que o tórax não expande o necessário para entrar todo o ar nos pulmões. serratil anteriorpeitorais 2404 Algumas dores na coluna podem estar relacionadas ao sistema respiratório ou digestivo, pois na coluna torácica saem os nervos desses órgãos (pulmão, estômago, fígado, pâncreas), quando se tem alguma alteração como refluxo ou úlcera, podem gerar dor na região da coluna torácica, é o que chamamos de dor referida.

musculos posteriores 2404A hipercifose também pode ser em decorrência de fraturas na coluna, osteoporose, doença de scheuerman, postura viciosa na adolescência, fraqueza ou fadiga muscular dos músculos posteriores como os paravertebrais, romboides (entre as escápulas) e o trapézio (imagem ao lado).

    A hipercifose pode ser dividida em:
  • Cifose flexível
  • Cifose rígida
  • Cifose longa
  • Cifose alta
A cifose flexível está relacionada com as posturas adotadas no dia a dia, como a inclinação para a frente, um exemplo é má postura adotada diante do computador: cabeça para frente, ombros enrolados e coluna arqueada “relaxada”, mas que com trabalho adequado pode ser revertida, já a cifose rígida é formada não por alterações musculares, mas por alterações morfológicas da vértebra com mobilidade reduzida da coluna sendo praticamente irreversível. A cifose longa atinge toda a coluna torácica ou pelo menos grande parte dela e vem acompanhada de uma alteração da coluna lombar. Enquanto a cifose alta é mais localizada nas primeiras vértebras torácicas, sendo compensada com uma hiperlordose considerável na transição da coluna torácica para a lombar. Contato: Integral Fisioterapia: Kamilla Zomkowski | fisioterapia@culturadacorrida.com  

Compartilhe:
Comentários