Blog

nome do post A água e o exercício físico Escrito por: Seja Integral
27 de Janeiro de 2016

No texto de hoje as nutricionistas da Integral explicam a importância de ingerirmos água na quantidade e de maneira correta, principalmente por aqueles que praticam exercícios físicos.

bebaaguaA água tem papel de regulador de muitas funções no nosso organismo. Ela ajuda no controle da pressão arterial, melhorando a densidade do sangue; previne cãibras, evitando que o músculo tenha contrações involuntárias ocasionadas pelo desequilíbrio de hidroeletrólitos e pela perda de sódio e potássio no suor; melhora o funcionamento do intestino, auxiliando na lubrificação nas paredes do mesmo e na movimentação do bolo fecal; e aumenta a resistência física, ajudando a controlar a temperatura corporal e a sensação de fadiga. A importância da água em nosso organismo é ainda mais evidente quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido por meio do suor. A sua ausência faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo, podendo levar a distúrbios graves, como tonturas, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. Confira como se hidratar corretamente: 
  • O ideal de consumo de água diário é de cerca de 2,5 litros, sendo de 1,5l a 2l em forma de líquidos e o restante proveniente dos alimentos. Essa quantidade pode ser de água natural, água saborizada, chás, sucos e frutas. É importante lembrar-se de beber ao longo do dia, .
  • Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, água pura pode não ser a forma ideal para repor as perdas ocorridas. Nos casos de atividades superiores a uma hora de duração e, principalmente, corridas de longa distância e maratonas, prefira os isotônicos e bebidas esportivas, ricas em calorias, vitaminas e sais minerais, essenciais para repor, sobretudo, os eletrólitos perdidos. A água de coco também é bastante recomendada neste caso.
  • Antes do treino a forma mais recomendada de hidratação é tomar de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes do início do treinamento.
  • Durante o treino, o ideal é ingerir 100 ml de água fria a cada 15 minutos. Mas cuidado, para não ingerir toda água por sentir sede, porque o excesso é sempre prejudicial, comprometendo seu desempenho e causando mal-estar.
  • As duas primeiras horas após o treino são significativas para absorção de líquidos, aumentando o volume de plasma no sangue. Para agilizar a reidratação, prefira suplementos com hidratos de carbono e sódio, pois aceleram esse processo e repõem os eletrólitos do organismo.

Lembre-se: água é vida!

Texto escrito pelas nutricionistas da Integral, Márcia e Paloma

Compartilhe:
Comentários