Blog

nome do post Por que usar gelo na fisioterapia? Escrito por: Seja Integral
25 de Maio de 2016

Você já deve ter escutado a frase: não esquece de colocar gelo! Mas você sabe a real importância da crioterapia? O texto de hoje explica!

crioterapiaO que é a crioterapia?

É a utilização do gelo como forma de tratamento. É uma prática muito comum na fisioterapia, seja especifica para o esporte ou não e não é utilizada somente quando já se tem uma lesão, mas também para se evitar que ela aconteça ou piore.

Quando colocar gelo?

O gelo é muito bem indicado em lesões musculoesqueléticas agudas, assim como para controlar o edema e a inflamação. Seu uso não é recomendado em pessoas que tem hipersensibilidade ao frio, e dores indefinidas ou de diagnóstico inespecífico ou duvidoso. Normalmente colocamos gelo após a corrida nos locais que sentimos maior desconforto durante a mesma. Também utilizamos para evitar as inflamações mais recorrentes, como nas canelas, e para recuperar a musculatura após o treino ou prova - com benefícios que incluem diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação e incremento na força e resistência dos músculos. Também é indicada para tratar lesões musculares, fraturas consolidadas ou em fase de consolidação e pós-lesões traumáticas como entorses e luxações.

Benefícios da crioterapia

Com o gelo conseguimos efeitos analgésicos que auxiliam no tratamento, fazendo com que o processo inflamatório seja controlado. A crioterapia causa inicialmente a diminuição da vascularização (a vasoconstrição) e a consequente diminuição do aporte sanguíneo, o que provoca redução das dores e relaxamento da musculatura, e depois de alguns minutos uma vasodilatação rebote, fazendo que o fluxo sanguíneo aumente, por isso, a vermelhidão na pele, o que limpa as impurezas.

Como utilizar?

A melhor maneira de fazer a crioterapia é utilizar gelo e não as bolsas de gel, que quando colocadas no freezer congelam, na água quente esquentam. O problema dessas bolsas é que podem alcançar temperaturas muito abaixo de zero, podendo ocasionar graves queimaduras na pele. Deve-se isolar a pele do gelo com um pano fino para evitar contato direto e queimaduras. O tempo de tratamento é de 20 minutos, cuidado para não ultrapassar muito para não ocasionar lesões de pele, nervosa, vasculares. Escrito pela Fisioterapinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com  |  48 88027824    

Compartilhe:
Comentários