Blog

nome do post O NOSSO ESTADO EMOCIONAL E A NOSSA POSTURA – TEM RELAÇÃO? Escrito por: Seja Integral
07 de Dezembro de 2015

Nosso estado emocional está intimamente relacionando à nossa fisiologia - ritmo respiratório, postura corporal, ritmo cardíaco. De modo que, para cada estado emocional temos uma estimulação fisiológica diferente. A coluna vertebral é o suporte do corpo, o pilar da estrutura óssea e muscular, responsável pelos movimentos dos braços, pernas e órgãos. Quando estamos com o emocional sofrendo alterações, são refletidas em nossa postura.

Portanto, sim! Nosso emocional pode afetar nossa postura!

DESVIOS DA COLUNA E AS EMOÇÕES O desvio da coluna significa que a pessoa tem medo de tomar decisões importantes, pois teme perder ou magoar alguém. Costuma assumir tarefas dos outros, deixando suas costas sobrecarregadas. Tentar se apoiar em velhos pensamentos provoca desvio de vértebras e pensamentos travados, “travam” a coluna. Tristeza e depressão faz a pessoa se fechar para o mundo, causando a hipercifose, a famosa corcunda nas costas. A maioria das pessoas não percebem as mudanças na postura de acordo com a mudança do emocional. Com o tempo, vão sentindo dores nas costas sem saber o porquê. Pessoas felizes, com boa auto-estima, geralmente têm boa postura e dificilmente sentem dores nas costas. O corpo funciona bem e a saúde está sempre boa. Pessoas com mais episódios depressivos apresentam mais alterações corporais. Portanto a postura não é só um marcador emocional de como a pessoa se sente no momento exato, mas também do passado do indivíduo. E esses desalinhamentos posturais podem causar dor, encurtamentos e dificuldade no equilíbrio. A POSTURA PODE INFLUENCIAR NOSSO ESTADO EMOCIONAL? Em um estudo do grupo de pesquisadores da Universidade de San Francisco, eles concluíram que andar com postura corporal desleixada ou desanimada piora o humor e pode fazer parte das inúmeras possíveis causas da depressão. A pesquisa foi realizada com 110 estudantes. Foi solicitado a eles para que caminhassem com os ombros para frente e depois com as costas retas. Minutos depois, foi solicitado que eles dissessem como se sentiam nessas posições e que apontassem seus níveis de energia. Os resultados mostraram que os estudantes ficaram mais descontentes e deprimidos após caminhar com as costas curvadas, mas que melhoraram de humor imediatamente após adquirirem melhor postura. Assim, os desvios corporais podem aumentar a tendência para sentimentos depressivos. HORMÔNIOS E NOSSA POSTURA Em um estudo na Universidade de Harvard Amy Cuddy, estudando como a linguagem corporal afeta nosso estado emocional, foi analisado como posturas mais expansivas e outras nem tanto interferiam nos níveis de testosterona e cortisol, hormônios relacionados a liderança e estresse. Foram divididos 42 homens e mulheres em dois grupos, eles deveriam assumir dois tipos de posturas  por 2 minutos:
  • Grupo de postura de alto poder;
  • Grupo em posturas de baixo poder.
O resultado foi incrível, os que ficaram dois minutos em posturas de alto poder tiveram um aumento de 19% nos níveis de testosterona e 25% de redução nos de cortisol, O grupo de baixo poder por sua vez apresentaram uma queda de 20% na testosterona e um aumento de 15% no cortisol, praticamente o oposto. Portanto, se quiser mudar o seu estado emocional, mude sua postura, faça isto por poucos minutos, e notará mudanças inclusive hormonais.  

Cuidar do seu emocional também faz parte do cuidar da coluna! Não só as costas, mas também os órgãos irão funcionar melhor!

Cuidando do emocional, também cuidará do seu físico evitando doenças e mau funcionamento do corpo.

   

SEU CORPO É SEU ALIADO NA MELHORA DO SEU HUMOR!

PORTANTO, DESACELERE! RESPIRE FUNDO! E SORRIA!

    Contato:  Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com  |  48 88027824  

Compartilhe:
Comentários