Blog

nome do post Conheça a Síndrome do Piriforme Escrito por: Seja Integral
14 de Setembro de 2015

No post de semana passada, a Fisioterapeuta Integral Fabiana Pinheiro abordou o tema Ciatalgia - a dor no nervo ciático.  Uma das causas apontadas foi a Síndrome do Piriforme. Hoje explicaremos melhor como ela acontece e seu tratamento.

O piriforme é um músculo da região do quadril (figura abaixo) que permite a rotação externa da coxa. O nervo ciático, que sai da coluna e vai até a perna, passa dentro deste músculo, podendo causar a sua compressão.

sindrome piriforme

A síndrome do piriforme se refere à inflamação do nervo ciático, quando este passa pelo músculo piriforme. Se o músculo piriforme estiver tenso além do normal ou apresentar espasmos, o nervo ciático poderá se inflamar. A síndrome do músculo piriforme também pode estar associada a corridas em declives (ladeiras) realizadas com grande frequência. Esta síndrome faz parte de um grupo de alterações chamado “Dor glútea profunda”, que engloba várias etiologias para o mesmo sintoma, que no caso, é a dor na região glútea, que pode ser irradiada pela face posterior da coxa. SINTOMAS Dor na região profunda da nádega, em queimação ou dormência e que normalmente desce até a perna. Ela pode aumentar quando a coxa é movimentada para fora, por exemplo, quando a pessoa está sentada e cruza as pernas. CAUSAS Entre os fatores associados encontramos:
  • Hábito de ficar muito tempo sentado;
  • Exercícios exagerados para glúteos;
  • Variações anatômicas nas quais o nervo ciático passa pelo ventre do músculo piriforme;
  • Presença de aderências locais ou bandas fibrosas que restringem o livre movimento do nervo;
  • Trauma na região glútea;
  • Desequilíbrio muscular.
TRATAMENTO A fisioterapia auxilia no processo de recuperação, principalmente diminuindo as tensões musculares que podem estar comprimindo o nervo ciático, e mais tarde busca o reequilíbrio muscular com alongamentos e exercícios de fortalecimento bem orientados. PREVENÇÃO A melhor maneira de evitar a síndrome do piriforme é mantendo alongados os músculos que rodam as coxas para dentro e para fora. É importante aquecer-se bem antes de iniciar qualquer esporte ou atividade.

E sempre realizar atividades orientadas com profissionais capacitados.

Contato: Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com

Compartilhe:
Comentários