Influências das Avaliações Físicas e Antropométricas no Exercício Físico
Escrito por: Seja Integral
06 de Julho de 2015
Para começarmos: Você sabe a diferença entre essas avaliações?
É muito comum ouvirmos falar sobre avaliações nas academias e em locais de treinamento, porém, os termos “avaliação física” e “avaliação antropométrica” são normalmente confundidos ou até mesmo tratados como sinônimos, mas, será que eles realmente significam a mesma coisa? Qual seria a diferença entre eles?
Avaliação Física, o que é e porque fazer?
A avaliação física consiste em uma série de avaliações e/ou testes que visam estabelecer um perfil e definir o nível de condicionamento do atleta. Deve ser feita no início ou a cada nova fase do treinamento, buscando identificar melhoras e ou decréscimos naquele período. Dentre os vários tipos de avaliações existentes, tentamos separá-las em cinco grupos:
- Anamnese (questionário sobre hábitos e estilo de vida e a incidência de doenças na família);
- Composição Corporal (exemplificado a baixo, no tópico sobre avaliação antropométrica*);
- Avaliação Postural (verificação de problemas e desvios posturais);
- Avaliação de Aptidão Física (análise da capacidade cardiorrespiratória por meio de testes máximos e submáximos, testes de velocidade aeróbia e anaeróbia máxima);
- Avaliação Neuromotora (abrangendo os demais testes como os de flexibilidade, força, coordenação, resistência entre outros).
- Dentre as avaliações citadas, um tipo de avaliação da aptidão física realizada semestralmente pela Integral é o VAMEVAL, que consiste em uma avaliação da velocidade aeróbia máxima do atleta, com alta percepção de esforço. Este teste é muito importante tanto para saber a condição física em que o atleta se encontra, como para prescrever os treinos com maior precisão. Para participar do próximo basta ficar atento à programação dos treinos de sábado e continuar treinando regularmente.
Avaliação Antropométrica, o que é e porque fazer?
A avaliação antropométrica* é uma dentre as muitas avaliações físicas existentes, e nada mais é do que uma avaliação da composição corporal, que pode ser obtida por meio da aferição de dobras cutâneas, perímetros, circunferências, além da medição do peso e altura. Com esses dados podemos obter informações muito importantes como o percentual de gordura (%G) e de massa magra (%MM), o índice de massa corporal (IMC), a relação cintura-quadril (RCQ), o somatotipo, entre outros.
Essas informações são importantes para identificar o perfil de cada pessoa (endomorfo/mesomorfo/ectomorfo), ver como ela estava antes de iniciar o seu programa de treinamento físico e quais os ganhos que foram obtidos durante o mesmo, acompanhar se os objetivos foram alcançados e estabelecer metas.
Mais do que isso, conseguimos identificar o estado nutricional do indivíduo (como obesidade e desnutrição), detectar fatores de risco que possam a vir desencadear uma doença crônica e dados como IMC e RCQ, que por sua vez, estabelecem uma relação direta com o risco de doenças cardiovasculares, ou seja, quanto maior forem os resultados do IMC e da RCQ, maiores chances o indivíduo terá de vir a desenvolver uma doença cardiovascular.
[caption id="attachment_4099" align="aligncenter" width="270"]

Dobra cutânea[/caption]
“Ah, mas eu já fiz essa avaliação ano passado, preciso fazê-la novamente?”
Sim! É interessante que esta avaliação seja realizada a cada três ou quatro meses, pois durante este período o nosso corpo pode sofrer diversas transformações, porém, não é indicado comparar o resultado atual com avaliações anteriores se estas foram realizadas em locais e por profissionais diferentes, pois obtêm-se uma elevada variabilidade devido os locais de medição, a utilização de diferentes adipômetros e protocolos, e principalmente: à técnica de medição que cada avaliador possui. Para mais informações, acesse o link: http://187.49.226.109/~integravida/servicos/antropometria/
Assim, para deixar bem claro: A avaliação antropométrica é apenas um dos muitos tipos de avaliações físicas existentes. Para se obter uma avaliação completa é interessante tentar contemplar o maior número de testes possíveis, pois assim, teremos bastante dados para comparação entre os períodos de iniciação e durante os ciclos de treinamento.
A Integral realiza a avaliação antropométrica em alunos e não-alunos. Para agendar sua avaliação ou esclarecer dúvidas entre em contato com a Treinadora Integral:
Jamille Machado Vaz: jamille@culturadacorrida.com | (48) 9993-5244.
Bacharel em Educação Física – CREF 018832-G/SC